Os atendimentos de urgência e emergência gineco-obstétricos e os serviços de maternidade, oferecidos pelo Manausmed, foram retomados nesta quinta-feira, 25/3, após a assinatura do contrato entre a Prefeitura de Manaus e o hospital Santo Alberto. O ato foi celebrado no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul.
A medida integra uma série de ações de melhorias nos serviços prestados pelo Manausmed, que vêm sendo discutidas e viabilizadas pelo órgão desde o início da gestão do prefeito David Almeida. Os servidores municipais e seus dependentes, além dos demais segurados da assistência, já estão utilizando os serviços.
“A gestão do prefeito David Almeida está focada em prestar serviços de qualidade e eficiência, não só para a população, mas para toda a municipalidade. O Manausmed vai ampliar e renovar os prestadores de serviços credenciados, para fortalecer a rede de atendimento. Em nome do prefeito David, nós agradecemos e parabenizamos o hospital Santo Alberto associar-se a nós, em um momento tão difícil, quando tantos outros se resguardam neste momento”, salientou o titular da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), Ebenezer Bezerra, representando o chefe do Executivo municipal.
O subsecretário do Manausmed, César Marques, ressaltou que a nova gestão assumiu o órgão em um momento delicado para a rede de saúde da cidade, em virtude da pandemia de Covid-19. “Hoje estamos dando um passo inicial, não somente pelo fato do retorno do atendimento às grávidas, mas futuramente todo o potencial do hospital deverá ser aproveitado para uso dos segurados”, pontuou.
Ainda de acordo com o subsecretário, a assistência adotou uma nova política, deixando de ser um órgão burocrático, para ser um órgão voltado para o social. “Vamos começar a visitar os usuários que realizam procedimentos complexos, a fim de verificar a qualidade do tratamento oferecido, assim como os prestadores de serviços. Na gestão do prefeito David Almeida o Manausmed é protagonista, porque a saúde do servidor é prioridade”, assegurou.
Localizado na zona Sul da cidade, no bairro Cachoeirinha, o hospital funciona como pronto-socorro 24 horas em atendimento gineco-obstétrico e maternidade, também oferecendo suporte em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Centro de Tratamento Intensivo (CTI) neonatal, além de apoio ao diagnóstico laboratorial e de imagem. O bebê terá cobertura de atendimento pelo plano da mãe (ou do pai) por até 30 dias após o nascimento. O atendimento emergencial é autorizado mediante apresentação do cartão Manausmed e documento de identificação com foto.
Atendimento
“Nesse momento, nós já temos pacientes do Manausmed em nosso hospital, que foram atendidos ou que ainda estão aos cuidados da nossa equipe. O atendimento materno-infantil é a expertise do Santo Alberto, um hospital de alta complexidade, com capacidade de 62 leitos. Nós não temos dúvidas sobre a nossa estrutura, para dar um bom atendimento a todos os nossos clientes”, afirmou o diretor administrativo e financeiro da instituição, Ricardo Ernesto Machado.
Na quarta-feira, 24, o hospital realizou o primeiro procedimento de maternidade, por meio do convênio com o município. Às 18h, a servidora da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Débora Oliveira, deu à luz a um bebê do sexo feminino, em uma cirurgia de parto cesáreo. O procedimento foi realizado com sucesso, sem intercorrências para a mãe e o bebê.
As demais ações do plano de melhorias, que incluem o retorno dos atendimentos de urgência e emergência adulto e infantil, estão em fase de finalização nas negociações e devem ser apresentadas nas próximas semanas. O objetivo é restabelecer a oferta total de serviços oferecidos pela assistência e fortalecer os serviços já disponíveis. “Em até 20 dias, o Manausmed lançará uma segunda parceria, que é o pronto-socorro e ambulatório adulto e infantil, para então fechar esse ciclo de déficit”, assegurou César Marques.
Serviços
O Manausmed também dispõe de atendimento para consultas eletivas, exames de diagnóstico por imagem, exames laboratoriais, procedimentos cirúrgicos, procedimentos especiais, como tratamento renal e oncológico. Os prestadores de serviço credenciados à assistência, como clínicas, hospitais, laboratórios, médicos e outros profissionais, constam no Guia Médico, disponível no portal do órgão, no endereço https://manausmed.manaus.am.gov.br/guia-medico/ e em versão de aplicativo para celular.
O Manausmed disponibiliza um canal eletrônico para agendamento de serviços, visando o atendimento ao público, evitando aglomerações neste período de restrições da pandemia da Covid-19. O segurado pode escolher, via internet, o dia e horário para comparecer e receber atendimento na sede do órgão, pelo endereço http://manausmed.cucco.com.br.
Autorização
Na página inicial do site é possível escolher o serviço que deseja agendar: autorização de exames, procedimentos cirúrgicos, entrega ou solicitação de segunda via do cartão, inscrição ou exclusão de servidores, renovação de dependentes e cônjuges, além de procedimentos especiais. No primeiro acesso é necessário realizar um cadastro na plataforma.
Assistência
O Manausmed é responsável por promover ações de saúde de caráter preventivo e curativo para mais de 40 mil usuários, entre servidores ativos e inativos da Prefeitura Municipal de Manaus (PMM) e da Câmara Municipal de Manaus (CMM), e pensionistas ligados à Manaus Previdência. Para ter acesso aos serviços disponíveis, os interessados devem realizar a inscrição no serviço, que é facultativa e deve ser solicitada na sede do órgão.
— — —
Fotos – Altemar Alcântara / Semcom
Texto – Adrisa de Góes / Semad
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmUD1mEp