O objetivo é capacitar e qualificar novos profissionais para atuarem no mercado de trabalho, nas diversas áreas da metrologia. As aulas estão sendo ministradas, no horário de 14h às 18h, no laboratório do Ipem-AM, localizado na avenida Governador Danilo Areosa, s/nº, Distrito Industrial I, zona sul de Manaus.
O objetivo é capacitar e qualificar novos profissionais para atuarem no mercado de trabalho.
Na tarde desta quarta-feira (24/03), o Instituto de Pesos e Medida do Amazonas (Ipem-AM) deu início às aulas práticas para a primeira turma do curso de formação de metrologia básica, ofertado em parceria com Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). O curso ocorrerá até sexta-feira (26/03).
“Nesse primeiro momento serão formados 30 novos profissionais, que após o curso de metrologia poderão atuar no mercado de trabalho. Essa é uma iniciativa do Governo do Estado que, por meio do Ipem e Cetam, pretende formar diversas turmas até o final do ano”, informou Márcio André.
De acordo com o diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André Brito, essa é a primeira turma de alunos do curso de metrologia básica, mas que até o final do ano outras turmas serão formadas.
Segundo o chefe de fiscalização do Ipem-AM e coordenador do curso de formação de metrologia básica, Adriano Cardoso, as atividades práticas têm intuito de promover o contato direto dos alunos com os equipamentos e instrumentos, permitindo conhecer todo o processo na área de atuação da metrologia.
A carga horária do curso é de 60 horas, divididos em aulas teóricas e práticas. Contudo, as aulas teóricas foram realizadas no período de 08 a 19 de março de 2021, de forma remota (on-line) pelo Cetam.
Atividades
Os alunos terão aulas práticas no laboratório de Pré-Medidos do Ipem-AM, e também irão a campo, com atividades a serem realizadas nos postos de combustíveis para conhecer o processo de verificação de bombas de combustíveis, no que se refere à quantidade, e os componentes de segurança das bombas medidoras; verificação taxímetro com a simulação do uso do taxímetro na prática, onde o aluno irá aprender os parâmetros de programação; verificação de balanças comerciais, com os instrumentos de calibração; visita no laboratório de instrumentos de medição, com a parte prática dos instrumentos, paquímetro, micrometro e relógio comparador, goniômetro, réguas e escalas graduadas.
“As aulas práticas são fundamentais para que os alunos possam conhecer o processo e atuarem nas diversas áreas da metrologia. Com isso, nós levaremos os alunos a campo para conhecer de perto todo o processo de verificação dos postos de combustíveis, para verificar se a quantidade de combustível abastecida nos veículos corresponde com o valor pago pelo consumidor, bem como os instrumentos de medição, dentre outras atividades que serão realizadas”, explicou Adriano Cardoso.
Ao término do curso os alunos serão avaliados por meio de uma prova prática, com intenção de avaliar aprendizagem individual, e em seguida serão contemplados com certificados.
Por Agência Amazonas
FOTO: Alexandre Vieira/Ipem-AM.