Diante do tema ‘Os desafios para a reinserção dos trabalhadores no mercado de trabalho e recuperação da economia’, apresentado na Tribuna Popular que aconteceu na manhã desta quarta-feira (24/3), na Câmara Municipal de Manaus, a vereadora Glória Carratte (PL) ressaltou que é necessário discutir as melhores condições de capacitação e inserção das pessoas no mercado de trabalho, principalmente em tempos de pandemia.A temática foi abordada em plenário, com a presença do titular da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), Radyr Júnior.
“É de grande importância para a sociedade manauara que esse assunto seja discutido de forma ampla. Meu trabalho como parlamentar é buscar soluções que possam dar dignidade aquelas pessoas que precisam garantir o sustento”, disse a vareadora.
Vale lembrar que a vereadora Glória Carratte, solicitou através de Indicação à Prefeitura de Manaus no dia 9 de março, que disponibilize prioritariamente o encaminhamento de vagas de cursos profissionalizantes às mulheres que tenham sido vítimas de violência doméstica.
O documento solicita que seja feita a análise da possibilidade de garantir a prioridade em vagas de cursos ministrados pelos órgãos municipais competentes, já que a mulher que vive em um “ciclo da violência”, necessita de uma estabilidade financeira mínima.
“Como luto pelos direitos da nossa população, principalmente das mulheres, acredito que ser independente e ter autonomia financeira é de extrema importância e vai fazer a diferença na situação em que muitas mulheres se encontram hoje. Sem poder ganhar dinheiro de forma independente, essa mulher se vê presa em um relacionamento, mesmo que estejam claros os sinais de que romper a relação com o agressor é melhor saída”, destacou a vereadora.
Texto: Evelyn Souza
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM