Ação de fiscalização da CIF comercial – Foto: Alberto Pelegrine Neto/SSP-AM Na manhã desta quarta-feira (24/03), agentes da Central Integrada de Fiscalização (CIF) estiveram nos bairros São José, na zona leste da capital, e nos bairros Cidade de Deus e Cidade Nova, na zona norte. Ao todo, cerca de 50 estabelecimentos foram vistoriados.
A ação visa fiscalizar e orientar os comerciantes quanto ao cumprimento do horário de funcionamento e medidas preventivas contra a Covid-19, estabelecidos no decreto governamental.
Fiscalização em comércios
O responsável por uma loja de artigos esportivos no bairro Cidade de Deus, Claudenor Lobo, 44, afirma que o comércio da região está cumprindo as medidas necessárias e ressalta o papel dos agentes que atuam nas fiscalizações.
“O policiamento está de parabéns. No horário de fechamento, às 17h, está por aqui orientando. Eles são uma parceria e já tem um vínculo”, contou Lobo.
De acordo com a caixa Ana Freitas, 45, que trabalha em um estabelecimento comercial vistoriado pelos técnicos da CIF no conjunto Manôa, na Cidade Nova, a fiscalização é muito importante.
“Apoio sim. Não somente para o comércio, mas para população em geral se cuidar, usar álcool em gel e lavar as mãos. Protocolo que devemos seguir”, disse.
De acordo com a fiscal da Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus), Luciana Fares, no geral, o comércio tem respeitado as determinações.
“Tinha gente sem máscara, mas eles foram orientados a colocar e atenderam a orientação. O restante das outras determinações nós estamos vendo que estão sendo cumpridas”, contou.
CIF
A CIF comercial ocorre em dias da semana, de manhã e à tarde. Os locais de vistoria são definidos a partir de denúncias da população ao 190 e, também, a partir de levantamentos dos órgãos integrantes.
Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), participaram da CIF comercial desta quarta-feira, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Procon-AM, Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) e a Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus).
Por Agência Amazonas
Foto: Alberto Pelegrine Neto/SSP-AM