Na sessão plenária desta segunda-feira (22/3), o vereador e presidente da Comissão de Meio Ambiente (COMMARESV), da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Kennedy Marques (PMN), destacou sobre a importância dos recursos hídricos, em comemoração ao Dia Mundial da Água.O parlamentar lembra que atuou por vários anos em navegação, e tem conhecimento sobre os rios da nossa região, por isso, ressalta sobre a necessidade de cuidarmos para a preservação da água.
“Água é vida, e nós sabemos que se não tratarmos da devida forma, nós vamos pagar um preço muito alto. O Estado do Amazonas é localizado dentro da maior bacia hidrográfica do mundo e, no entanto, a população mesmo não valoriza” diz o vereador.
Na ocasião, Kennedy Marques fez cobrança a concessionária Águas de Manaus, que faz o abastecimento de água do município, para melhorias que devem ser feitas para levar à população um serviço de qualidade.
“Atualmente 20% da população não possui acesso a água tratada e 80% da população não possui acesso a rede de esgoto. Eles só cobram, eles não cuidam, não tem nada a oferecer em contrapartida e mexe com um bem que é fundamental na saúde pública e na sobrevivência da humanidade” disse o vereador.
Histórico sobre o dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), através da resolução A/RES/47/193 21 de Fevereiro de 1992, declarando todo o dia 22 de Março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas (DMA), para ser observado a partir de 1993, de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas Sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas no capítulo 18 (Recursos hídricos) da Agenda 21.
Nesse período, vários Estados foram convidados, como se fosse mais apropriado no contexto nacional, a realizar no dia, atividades concretas que promovam a conscientização pública através de publicações e difusão de documentários e a organização de conferências, mesas redondas, seminários e exposições relacionadas à conservação e desenvolvimento dos recursos hídricos e/ou a implementação das recomendações proposta pela Agenda 21.
Texto: Julli Guerra – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom / CMM