O vereador Eduardo Alfaia (PMN) propôs a Prefeitura de Manaus, por meio de Indicação, a criação de um programa a nível municipal de assistência técnica e extensão rural. O objetivo é levar auxílio a pequenos produtores e produtores familiares sobre a qualidade da agricultura, da criação e abate de animais, produção de leite, entre outros alimentos.A proposta é que o programa seja parte integrada da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), sendo dispostos profissionais de diversas áreas do conhecimento para dar suporte técnico a esses trabalhadores. “Precisamos propor visibilidade ao setor primário, e quando não oferecemos apoio técnico, estamos limitando consideravelmente a nossa capacidade de produção. Apoiar a extensão rural é apoiar a economia”, contribui Alfaia.
Parcerias
O termo extensão rural, neste contexto toma o entendimento de dois vieses, definidos pelo Centro de Estudos do Senado, a saber a criação de políticas públicas desenvolvidas pelas esferas governamentais e a disponibilização de elementos humanos, orçamentários e materiais para o atendimento dessa demanda. Na prática, isso significa a criação de projetos ou programas voltados para o setor primário, junto a viabilização e capacitação de diversos profissionais para auxílio na produção agrícola, alimentícia, criação bovina, caprina, suína, vinícola etc; além de suporte educacional quanto aos próprios produtos, a questão sanitária e de tecnologias para a melhoria da economia agrícola.
Por essa razão, Eduardo Alfaia propõe que haja um diálogo entre outras instituições como a Secretaria de Estadual de Produção Rural (Sepror), as universidades públicas, o Centro de Ensino Tecnológico do Amazonas (Cetam), entre outros, possuindo certa estrutura que pode ser aproveitada para desenvolvimento de tal pleito. “Existe em nossa região, diversas entidades públicas que possuem estrutura, física, tecnológica e científica capacitada para atender essa demanda social, por isso queremos propor uma ação conjunta com a Prefeitura de Manaus e a Semacc, de modo que venhamos a ofertar uma assistência completa e especializada principalmente para os pequenos produtores rurais, além de incentivo a pesquisa, que é a principal forma de aprimoramento técnico”, afirmou o parlamentar.
Além disso, o vereador, que é o atual presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural (Comagri), disserta a favor de expansão no mercado de trabalho nessa área, pois compreende que há grande oferta de mão de obra. “Temos muitos profissionais extremamente competentes e capacitados, precisamos aproveitá-los, defender a extensão rural é a possibilidade de termos empregos para a categoria”, defende Eduardo.
No Amazonas, existe exemplos bem sucedidos desse tipo de política, como é o caso do município de Apuí, onde há uma secretaria especializada em Agricultura e Extensão Rural. O órgão é responsável assessorar todas as fases de atividades rurais, além de oferecer incentivos econômicos para os empreendedores. Apuí possui extensa área florestal e é conhecida por seu potencial agropecuário.
Texto: Társis Luz – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM