Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Repasse de obras e convênios do Prosamim são alinhados entre prefeitura e Estado
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Prefeitura de Manaus

Repasse de obras e convênios do Prosamim são alinhados entre prefeitura e Estado

10/03/2021
Compartilhar

 A Prefeitura de Manaus, representada pelos gestores da Secretaria Municipal de infraestrutura (Seminf), Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb), Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) e Unidade Gestora de Projetos Municipais de abastecimento de água e Esgotamento Sanitário (UGPM-Água), esteve reunida com a equipe da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do governo do Estado e da concessionária Águas de Manaus, para nivelar informações sobre o repasse das obras de saneamento básico e os convênios financeiro e social referentes ao Programa Ambiental e Social dos Igarapés de Manaus (Prosamim), firmados entre a UGPE e o município.
 

No encontro, os técnicos apresentaram as obras de esgotamento sanitário realizadas pelo Prosamim e que são os objetos do repasse aos novos gestores do município.
 
Em outubro de 2020, Estado e município assinaram o repasse das obras do sistema de esgotamento sanitário da terceira fase do Prosamim, que incluem seis Estações Elevatórias de Esgoto, 31 quilômetros de REDE de coleta de esgoto e uma Estação de tratamento de esgoto (ETE), que está sendo construída no bairro Educandos, zona Sul. As obras remanescentes da primeira e da segunda fase do programa estão em seus processos finais para o repasse ao município de Manaus.
 
Conforme o diretor-presidente da Ageman, Fábio Alho, o município vem acompanhando todas as vistorias das obras do Prosamim, a fim de subsidiar com informações técnicas as secretarias e demais órgãos da Prefeitura de Manaus, que estão envolvidas no programa.
 
“Estamos todos bem integrados nesse processo, o que tem proporcionado mais celeridade no andamento dos trabalhos, visando a recepção de toda essa estrutura por parte da Prefeitura de Manaus e que vai representar um avanço efetivo na política de saneamento básico da capital, umas das prioridades do prefeito David Almeida”, informa Fábio.
 
O subcoordenador setorial jurídico e de relacionamento institucional da UGPE, advogado Francisco Soares Filho, ressalta que “os resultados de todos esses investimentos trarão um impacto positivo na questão do NOVO marco regulatório de saneamento”. De acordo com o NOVO marco regulatório, até 2033, 90% da população deve ter coleta e tratamento de esgoto, e 99% deve ser atendida com o fornecimento de água potável em casa em todas as cidades brasileiras.
 
“O Prosamim, em mais de uma década, já construiu mais de 180 quilômetros de redes de esgoto e outra infinidade de obras de saneamento básico, o que representa uma importante contribuição do governo do Estado para a cidade de Manaus na questão do saneamento. O fortalecimento institucional realizado pelo programa com o município e a integração das ações com a empresa concessionária vão garantir a operação e a operacionalidade do sistema”, afirma o subcoordenador.
O fortalecimento do relacionamento institucional da UGPE, representando o Estado, vem corrigindo um problema histórico do Prosamim, que, após a conclusão de importantes obras de infraestrutura e de saneamento básico na capital, não realizava o repasse dessas obras ao município.
Fortalecimento institucional
Atualmente, as obras de saneamento básico são executadas e monitoradas por meio de uma comissão mista, composta por técnicos do Estado e da Prefeitura de Manaus, para que, após a conclusão, ocorra o repasse para a gestão municipal, com operação e manutenção, passando a ser de responsabilidade da concessionária Águas de Manaus.
 
O coordenador-executivo da UGPE, Marcellus Campêlo, ressalta que o governo do Estado vem concluindo as obras do Prosamim 3, que incluem um sistema de esgotamento sanitário construído nos bairros do entorno da bacia do São Raimundo, nas zonas Centro-Sul e Oeste.
 
“Essa reunião serviu para que nós realizássemos o nivelamento das metas e dos prazos que necessitamos cumprir, para a entrega e a operação dessas obras tão importantes para a cidade e a população de Manaus”, afirma Campêlo.
 
Participaram também da reunião a diretora de Operações do Implurb, Jeane da Rocha, o subsecretário da Seminf, Egleuson Santiago, o diretor da UGPM-Água, Elson Andrade Ferreira Júnior e os diretores-presidente e executivo da Águas de Manaus, Thiago Terada e Diego Dal Magro, respectivamente.
 
Texto – Divulgação /Ageman
— — —
 
 
Repasse de obras e convênios do Prosamim são alinhados entre prefeitura e Estado Prefeitura Municipal de Manaus.
 

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Manaus, Prefeitura de Manaus, Prefeitura Municipal de Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

DestaquePortal Prefeitura de Manaus

Prefeitura alcança em junho menor prazo do ano de licenciamento urbano

27/07/2022
Portal Prefeitura de Manaus

Prefeitura realiza workshop sobre práticas pedagógicas do Cemeapi

27/07/2022
Portal Prefeitura de Manaus

Prefeito David Almeida entrega R$ 6,2 milhões para organizações sociais atendidas no edital do Fundo Manaus Solidária

26/07/2022
Portal Prefeitura de Manaus

Prefeito David Almeida enfatiza marca histórica de 100 mil famílias beneficiadas com Tarifa Social de água

25/07/2022
Portal Prefeitura de Manaus

Requalificação de feiras e mercados marca um novo ciclo na vida dos permissionários da capital

25/07/2022
ManchetePortal Prefeitura de Manaus

Prefeitura orienta condutores para o retorno do corredor exclusivo do transporte coletivo

22/07/2022
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus