O início da sessão plenária desta segunda-feira (08/3) na Câmara Municipal de Manaus (CMM), foi marcado por várias homenagens celebrando o Dia Internacional da Mulher. Além de receberem rosas e presentes dos colegas parlamentares, as vereadoras Gloria Carrate (PL), professora Jacqueline (Podemos), Yomara Lins (PRTB) e Thaysa Lippy (PP), foram convidadas pelo presidente da CMM, David Reis (Avante), para compor a mesa diretora durante a votação dos projetos e realização do pequeno expediente.Antes do tradicional minuto de silêncio, realizado todas as segundas em memória às vitimas da covid-19, foi exibido um minidocumentário sobre a representatividade das mulheres na política amazonense. A reportagem, com pouco mais de oito minutos, produzido pela Diretoria de Comunicação (Dircom), entrevistou atuais e antigas parlamentares da CMM, buscando mostrar a importância das mulheres ocuparem espaço no poder público.
A homenagem ainda contou com uma apresentação do vereador Raiff Matos (DC), cantando a música “Aos olhos do Pai”, do grupo Diante do Trono, enquanto entregava presente para as vereadoras do parlamento municipal.
Após a realização da pauta da reunião ordinária, o presidente David Reis, abriu o pequeno expediente dando prioridade para as vereadoras, iniciado por Glória Carrate, detentora do maior número de mandatos no parlamento municipal, um total de seis, que falou dos desafios enfrentados pelas mulheres para conseguir ocupar uma vaga nos poderes legislativos.
“Nosso maior desafio é a mulher votar na mulher. Precisamos ocupar mais cadeiras nas Casas Legislativas, mas isso será possível apenas, se nos unirmos por essa causa”, disse.
Na mesma linha discursou a Yomara Lins, que pediu mais representantes nos poderes. “Nós precisamos de mais mulheres atuando em todas as esferas e incentivamos a todas lutarem por isso. É uma luta que precisamos defender e por esse motivo estou aqui”, enfatizou a parlamentar da tribuna.
Para a vereadora Thaysa Lippy, o Dia Internacional da Mulher é uma oportunidade de fazer uma reflexão sobre o que precisa ser feito para diminuir os casos de feminicídio, que cresceram, segundo ela, de forma assustadora.
“Só nestes primeiros meses de 2021 já tivemos 200 casos de mulheres assassinadas, isso sem contar com as tentativas, o que eleva esse número para 300, ou seja, precisamos criar mecanismos de defesa para coibir essa violência e garantir a segurança de todas nós”, salientou.
Na opinião da vereadora professora Jacqueline, as mulheres estão ocupando a cada dia mais espaço, e pede que isso seja constante, pois é algo pela qual muitas lutaram.
“É algo pelo qual batalhamos e vemos se refletir nos mais diversos setores e segmentos, seja na política, nas empresas ou mesmo nas residências onde temos prazer em atuar”, destacou Jacqueline que apresentou uma moção de aplausos para 19 personalidades femininas que atuam em diversas áreas de atuação em Manaus.
Texto: Tiago Ferreira – Dircom/CMM
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM