A vereadora de Manaus, Thaysa Lippy (Progressistas), destacou nesta segunda-feira (08/3), no Dia Internacional da Mulher, a importância das políticas públicas voltadas para as mulheres ao trazer duas proposituras nos primeiros meses do seu primeiro mandato.Ao parabenizar as demais colegas e servidores do parlamento municipal, Thaysa Lippy também defende que não há democracia sem a participação das mulheres na política.
“Infelizmente, o modelo de sociedade patriarcal estabeleceu que os homens cuidariam da vida pública e as mulheres da vida doméstica e isso trouxe muitos atrasos no processo da democracia e participação das mulheres. Ainda é muito baixa a nossa representação nos espaços de poder e as mulheres pouco se interessam também pela política”, explica.
A vereadora acredita que as mulheres precisam ter a iniciativa de querer participar da política ativamente.
“Enquanto a mulher não tiver interesse em participar da política, não teremos representatividade nos parlamentos. É preciso coragem sim, mas podemos fazer a diferença”, completou.
Propositura
Neste mês de março, Thaysa Lippy propôs, na semana passada, um projeto de lei que reserva a mulheres em situação de violência doméstica e familiar ao menos 5% das vagas de emprego nas empresas que possuem contratos com o poder público municipal.
De acordo com a proposta, estará previsto que nas contratações firmadas pelo município de Manaus, que tenham por objeto a prestação de serviços públicos, será exigido que 5% das vagas de trabalho relacionadas com a prestação da atividade-fim sejam destinadas a mulheres vítimas de violência doméstica. Segundo a vereadora, a medida contribui para que mulheres nessas situações possam se desvencilhar economicamente dos algozes e, assim, romper o ciclo de violência.
Texto e foto: Audrey Bezerra – Assessora de comunicação da vereadora