O vereador de Manaus, Dione Carvalho (Patriota), em pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal de Manaus, na manhã desta segunda-feira (08/3), para chamar a atenção da vulnerabilidade que os parlamentares e os colaboradores do Poder Legislativo Municipal vivenciam todos os dias por conta de não haver na Casa o setor de Casa Militar.Pensando em resguardar a integridade física de todos que trabalham na Câmara, o vereador está fazendo um levantamento junto a outras Casas Legislativas pelo Brasil, para verificar a legalidade da criação do setor. “Pesquisando e entrando em contato com outras Câmaras de capitais brasileiras, nos surpreendemos pelo fato de sermos uma das poucas que não possuem Casa Militar, e isso se torna ainda mais relevante porque em termos de proporcionalidade, levando-se em conta nossa população, somos a 5º maior do País”, afirmou Dione.
O parlamentar chamou a atenção também para atuação da Guarda Municipal, que tem respaldo legal na Lei 13.022 de agosto de 2014, que institui normas gerais para as guardas municipais. Dione Carvalho alertou que poderia haver uma equipe da Guarda Municipal fazendo a segurança da Câmara, mas pelo fato de não ter agentes suficientes, se torna impossível. “Já vai fazer 10 anos do último concurso público, e muitos agentes já se aposentaram ou, infelizmente, vieram a óbito durante a pandemia de covid-19, e por isso mesmo se torna urgente um novo concurso, ou a instalação de uma Casa Militar na estrutura da Câmara”.
Ao final do pronunciamento, Dione Carvalho pediu apoio aos demais vereadores para que apoiem o futuro projeto a ser apresentado à Casa, e ressaltou que a ideia surgiu de uma conversa com o presidente da Casa, vereador David Reis, e outros colegas parlamentares.
Texto: Assessoria de comunicação do vereador
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM