O diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Alonso Oliveira, e o cônsul honorário de El Salvador em Manaus, Amílcar Aguilar Baires, iniciaram as tratativas para uma parceria sociocultural entre a cidade de Manaus e El Salvador, país localizado na América Central. Em um encontro ocorrido na tarde desta quarta-feira, 3/3, o cônsul sugeriu uma cooperação dentro do conceito cidades-irmãs, com objetivo de fomentar ações estratégicas entre a capital amazonense e San Salvador, capital do país latino.
De acordo com Alonso Oliveira, a proposição do projeto cidades-irmãs será apresentada ao prefeito de Manaus, David Almeida. Entre as principais contribuições para essa futura parceria está o intercâmbio cultural nas artes, gastronomia e medicina tradicional; Manaus como destino turístico para os salvadorenhos; educação, formação e qualificação em áreas técnicas.
“Tivemos essa primeira reunião com o cônsul Amilcar e certamente este é um projeto com bastante potencial. Não tenho dúvidas do quanto esse acordo pode vir a somar com o desenvolvimento da cidade de Manaus, não apenas para o turismo, como também para a cultura, a formação intelectual a partir desse intercâmbio e a economia”, destacou Oliveira.
El Salvador está localizado na América Central entre Guatemala e Honduras. Possui 21 mil quilômetros quadrados de extensão e aproximadamente 7 milhões de habitantes.
“Temos uma atividade cultural e turística consolidada que sofre influência direta da cultura maia. O atual presidente do país, Nayib Bukele, tem investido fortemente na infraestrutura. El Salvador é extremamente atrativo, temos praias, montanhas, 15 modelos de zona franca ativos e nossa ideia é conectar San Salvador à cidade de Manaus. Trazer turista de lá para cá, compartilhar a cultura medicinal tradicional, a gastronomia, a música, além disso, ofertar diferentes cursos de formação, como na área da aviação, por exemplo, fomentando a cooperação mútua”, ressaltou Baires.
— — —
Fotos – Oliveira Júnior / Manauscult
Texto – Mônica Figueiredo / Manauscult
Manaus e El Salvador avaliam intercâmbio cultural e turístico Prefeitura Municipal de Manaus.