O Secretário de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus, Carlos Henrique Lima, reuniu-se na manhã desta segunda-feira (22/02), em seu gabinete na Seinfra, com os prefeitos dos municípios que estão sob influência da rodovia Manaus-Itacoatiara, a AM-010.
Além do secretário de Infraestrutura e de técnicos da Seinfra, a reunião contou ainda com a presença dos prefeitos Anderson Souza, do Rio Preto da Eva; Mário Abrahim, de Itacoatiara; Paulino Grana, de Silves; Denise Farias, de Itapiranga; e Egleuson Santiago, Subsecretário de Serviços Básicos da Seminf, representando a prefeitura de Manaus.
Nesta reunião, foi apresentado o projeto de modernização e reforma da AM-010, bem como comunicado aos municípios presentes sobre a realização de audiência pública, que ocorrerá no próximo dia 11 de março, de forma virtual, para debater o projeto.
Cientes do projeto, os participantes consideraram de grande importância a realização da obra de reforma e modernização da AM-010, especificando os benefícios que trará aos habitantes dos municípios.
O prefeito de Silves, Paulino Grana, salientou a geração de emprego e renda por conta do turismo e do escoamento do gás natural que passará a ser explorado em seu município. Segundo ele, “a obra resolverá uma série de situações que antes prejudicavam a mobilidade e a logística, inclusive no transporte de pacientes em direção a Manaus”.
Para o prefeito de Itacoatiara, Mário Abrahim, “esse é um projeto especial para todos nós pela segurança que a estrada passará a oferecer, além de ratificar a posição de Itacoatiara como um polo de importação e exportação em razão de sua localização geográfica”.
Denise Farias, prefeita de Itapiranga, também destacou a questão da logística como um dos prontos mais positivos do projeto. Segundo ela ”nós que dependemos dessa estrada todos os dias sabemos muito bem da importância dessa obra, que vai contribuir para o crescimento desenvolvimento do nosso município, por facilitar o acesso à capital”.
“Eu acho uma obra de suma importância, Manaus só tem a ganhar com a reforma e modernização da AM-010” ponderou o engenheiro Egleuson Santiago, Subsecretário de Serviços Básicos da Seminf, para quem, o quanto antes a obra for realizada, melhor para todos os municípios envolvidos.
Projeto – O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), anunciou em janeiro último o lançamento do projeto de modernização da estrada Manaus-Itacoatiara, a AM-010, que prevê a realização de serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem superficial, faixas de aceleração e sinalização de 250,40 quilômetros da pista. As obras serão realizadas do km 13 ao km 263,40.
As intervenções irão promover a melhoria na sinalização horizontal e vertical, construção de 3ª faixa nos trechos onde forem recomendados por razões técnicas e de segurança, como por exemplo, nas curvas perigosas e nos aclives.
Investimento – De acordo com a Seinfra, o investimento nesta obra é de cerca de R$ 400 milhões. Considerada como uma das mais importantes do estado, a estrada Manaus-Itacoatiara foi construída na década de 60, na primeira metade do século passado, e seu projeto não foi dimensionado para receber o tráfego de veículos pesados como caminhões e carretas bitrem – que transportam, madeira e soja -, que ela recebe atualmente, e futuramente de gás oriundo de Silves em direção a Boa Vista.
Esse tipo de tráfego provocou a saturação de seu leito e, por conta disso, o Governo do Amazonas determinou à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Urbana (Seinfra) que elaborasse um projeto de modernização da rodovia.
Antes do início da obra, a Seinfra irá realizar audiência pública com toda a sociedade civil, órgãos públicos de controle, representantes do Legislativo, do Judiciário e do Executivo, representados pelos prefeitos dos municípios de Itacoatiara, Rio Preto da Eva, Silves e Itapiranga e Manaus, beneficiados pela obra.
FOTOS: Divulgação/Seinfra
Mais informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra): Greiciane Fernandes (98110-8996) e Eduardo Silva (98130-3990).