Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Equipe multidisciplinar do Governo do Estado leva apoio a mulheres vítimas de violência doméstica
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do AmazonasManchete

Equipe multidisciplinar do Governo do Estado leva apoio a mulheres vítimas de violência doméstica

17/02/2021
Compartilhar

Há 9 minutos
Por Agência Amazonas

mulheres que vivenciam algum ciclo de violência doméstica. foto: Lucas Silva/SecomMuitas mulheres que vivenciam algum ciclo de violência doméstica necessitam de apoio que vai além da ajuda de familiares ou de amigos. Atendendo este público, o Governo do Amazonas tem ofertado auxílio psicossocial, jurídico e pedagógico por meio do Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (Cream), ligado à Secretaria de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC). Com a pandemia, as atividades continuaram de forma remota e domiciliar.

O acolhimento é feito pelas profissionais do projeto Nova REDE Mulher para mulheres que registram boletim de ocorrência (BO) como vítimas de violência, que são encaminhadas pela justiça ou que já são cadastradas na SEJUSC. No último mês de janeiro, o Cream registrou 379 acompanhamentos, entre videochamadas e visitas domiciliares.

A coordenadora do Cream, Giselle Postal, destaca que, embora a pandemia tenha afetado as atividades, a continuidade do serviço é essencial para que as mulheres se sintam seguras e apoiadas.

“O Cream precisou se adaptar a essa nova realidade. As nossas mulheres que são acompanhadas precisam se manter no trabalho, ser acompanhadas. A gente percebe um aumento de casos de mulheres vítimas de violência nessa pandemia. Costumamos dizer que os direitos não estão em quarentena. Mulheres, os seus direitos não estão em quarentena”, disse ela.

atendimento domiciliar 

Na visita domiciliar agendada pelas equipes, as assistentes sociais e psicólogas do Cream verificam in loco as condições da vítima e os desdobramentos daquele ciclo de violência. É o momento em que profissionais escutam os relatos e encaminham a mulher para os serviços do Nova REDE Mulher, incluindo ajuda psicológica, jurídica e acesso aos programas sociais.

A assistente social Adriana Ribeiro afirma que, além dos serviços, todas as mulheres passam a compreender que podem contar com o Governo do Estado para retomar a vida em segurança.

“Elas se sentem superbem. Quando elas são encaminhadas para o nosso grupo de psicólogos, elas relatam umas para as outras o que passaram e se libertam daquele sentimento, entendendo que elas podem recomeçar do zero, de cabeça erguida. Não estamos aqui para julgar ninguém e sim ajudar elas a se reerguerem”, disse Adriana.

Recomeço 

Há dois meses a autônoma Suzana (nome fictício) se separou do marido, após viver um ciclo de violência que resultou em uma ameaça de morte na residência onde morava. Ela trocou de endereço para garantir que o homem não a encontrasse e busca desde então recomeçar a própria vida.

Pela primeira vez, Suzana recebeu as equipes do Cream no atendimento domiciliar. Segundo ela, o serviço encoraja outras vítimas a buscarem seus direitos e saírem desta fase.

“Com certeza muitas mulheres não falam porque acham que não terão apoio. Para mim está sendo gratificante recebê-los aqui, não só agora, mas desde quando registrei o boletim de ocorrência. Não quero o mal dele (ex-marido), mas acho que a justiça tem que ser feita”, disse a vítima.

Suzana aconselha outras mulheres que viveram ou continuam sendo vítimas de violência. “Hoje eu tenho meu amor próprio. Eu ainda amo ele, mas se ele chegasse aqui pedindo perdão, eu diria não. O recado é que elas nunca deixem que o amor cego ultrapasse o amor próprio, porque ninguém muda ninguém. Nem que você ame da forma que eu amei, não muda”. 

Denúncias 

Além do Cream, a SEJUSC mantém o Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem) que é a porta de entrada dos serviços, com atendimento social, psicológico e jurídico, condução de vítimas ao Instituto Médico Legal (IML), busca de pertences e acolhimento provisório.

A coordenadora reforça que o Sapem disponibilizou alguns canais de atendimento para que as assistidas possam ter acesso às redes de serviços de proteção à mulher. Os números para contato são: (92) 98449-4422, 98469-9366, 98460-7366, 98436-4761, 98460-6899 e 98483-6488.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Governo do Amazonas, Violência, Violência doméstica
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Sine Manaus oferta 326 vagas de emprego nesta quarta–feira, 25/3

24/03/2026

Operação da prefeitura fiscaliza veículos pesados e motocicletas na zona Sul e resulta em 483 abordagens

24/03/2026

Caminhada reúne instituições e sociedade no combate à tuberculose em Manaus

24/03/2026

Prefeitura de Manaus premia mais de 400 estudantes da rede municipal de Educação em Olimpíadas Brasileiras

24/03/2026

Técnicos da Prefeitura de Manaus ministram curso sobre Slim para atender demanda de desburocratização

24/03/2026

Pesquisa divulgada pelo Procon Manaus aponta variação de até R$ 27 no preço do gás de cozinha

24/03/2026
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus