O vereador Wallace Oliveira (Pros) voltou a cobrar respostas e ações da empresa Amazonas Energia sobre o funcionamento da Usina Termelétrica localizada no bairro Mauazinho, zona Leste, em relação aos malefícios gerados na localidade. Em seu pronunciamento em sessão plenária na Câmara Municipal de Manaus, nesta manhã de segunda-feira (15/02), o parlamentar afirmou que a comunidade do Jardim Mauá está clamando por uma solução para os problemas existentes e que seu gabinete trabalhou para adquirir as respostas da empresa desde a legislatura passada.“Nessa manhã, quero trazer novamente o grito da comunidade do Jardim Mauá; passamos dois anos e meio trabalhando, de forma intensa, e solicitando providências imediatas da Amazonas Energia para os problemas gerados pelo funcionamento da Usina Termoelétrica Mauá 3”, disse o vereador.
Wallace Oliveira relembrou que a Amazonas Energia tem prestados diversos desserviços para a sociedade manauara e amazonense.
“Independente de todos os atos arbitrários de corte de energia, retirada de medidores de forma irregular, sem a presença do proprietário do imóvel, e depois trazendo laudos sem qualquer contextualização da verdade, imputando o pagamento de valores absurdos aos contribuintes; os danos materiais por perdas de aparelhos eletrodomésticos e alimentos que estragam, tanto em residências como em pequenos comércios que não suportam as quedas e a falta de energia elétrica; não bastasse tudo isso, continuamos com uma comunidade gritando por socorro, sofrendo com os danos gerados pela configuração e funcionamento daquela usina”, enfatizou.
O parlamentar citou também os problemas estruturais e de saúde adquiridos pelas pessoas residentes no Jardim Mauá. “Aquela comunidade tem sofrido, há vários anos, com uma série de desconformidades que ali estão se estabelecem. Pessoas afastadas do trabalho por prejuízo auditivo devido ao alto volume dos ruídos produzidos; imóveis com comprometimento estrutural por causa da trepidação das turbinas; existe ainda o problema da poluição do ar e do igarapé que existe ali; isso tudo é inadmissível”.
O vereador comunicou o protocolamento de um requerimento solicitando uma Audiência Pública para que a Amazonas Energia informe as ações efetivas para resolver o problema no Jardim Mauá. “Estamos protocolando hoje um requerimento solicitando uma audiência pública, híbrida ou remota, para que essa empresa pare de brincar com os munícipes dessa cidade; eles agem de tal forma sem se dignar a dar uma resposta a esta Casa e para as pessoas de Manaus. Se essa empresa não trouxer nenhuma resposta, buscaremos outros mecanismos legais para que a população daquela comunidade não seja mais penalizada e receba o que lhe é de direito, respeito e uma prestação de serviços de qualidade”.
Por fim, Wallace Oliveira solicitou o apoio da presidência da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal para aprovação do requerimento. “Solicito da Comissão de Defesa do Consumidor e de sua presidência, o respaldo em relação a esse encaminhamento, pois essa luta não é apenas minha, mas é da Câmara Municipal e de seus vereadores, que representam a cidade e os cidadãos de Manaus”, finalizou.
Texto: Thiago Motta – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Robervaldo Rocha – Assessoria de Comunicação do vereador