Os idosos de baixa renda podem ter a oportunidade de serem vacinados em casa. É o que sugere a indicação nº 01/21 de autoria da vereadora Glória Carratte (PL). A primeira indicação do ano já está tramitando na Câmara Municipal de Manaus desde a última segunda-feira (8/2) e deve ser deliberada em plenário tão logo sejam formalizadas as comissões técnicas da Casa.De acordo com Carratte, algumas pessoas a procuraram explicando que os postos referenciados de combate a covid-19 não estão fazendo a aplicação da vacina levando os idosos de famílias de baixa renda a desistirem de procurar os postos de vacinação mais distantes de sua residência por causa da inviabilidade de deslocamento.
“Devido a inúmeras reinvindicações verificamos que os idosos precisam se deslocar do seu bairro para outros pontos da Cidade para obter sua vacinação. Isso porque, os postos referenciados nos bairros não estão fazendo a aplicação da vacinação contra esse vírus já que estão realizando o atendimento inicial da doença. Boa parte desses idosos são de família de baixa renda, portanto, esse deslocamento é inviável “, explica Carratte.
A ideia é utilizar o registro prévio que a própria Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) tem, por meio desses postos referenciados, para que as equipes se desloquem até as residências desses idosos. Com isso, a cobertura vacinal contra a doença seria ampliada e chegaria até as zonas periféricas deixando os idosos acima de 70 anos protegidos do novo coronavírus.
Quando for aprovada, a indicação deve seguir para a Prefeitura de Manaus para analisarem a possibilidade proposta pela indicação e assim executá-la.
Texto: Priscila Rosas – Assessoria de Comunicação da vereadora
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM