A nova Utin da Balbina Mestrinho contempla um posto de enfermagem, um NOVO sistema de climatização, vestiários, banheiros, recepção e salas de atividades, bem como coleta de leite, esterilização e conforto médico. Além disso, a unidade teve a capacidade ampliada de 10 para 24 leitos.14:43 – 08/02/2021
FOTOS: Divulgação/SEINFRA
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (SEINFRA), concluiu a reforma e ampliação da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) da Maternidade Balbina Mestrinho, situada no bairro da Praça 14, zona sul de Manaus. Esta foi a última etapa das obras realizadas na maternidade, considerada referência para gravidez de alto risco.
O Governo do Amazonas determinou à SEINFRA a realização das obras de modernização e ampliação dos espaços e de ampliação no número de leitos da Balbina Mestrinho levando em conta que um hospital dedicado ao atendimento materno-infantil deve dispensar atenção especial a mães, pais e seus bebês. Os serviços realizados na unidade demonstram a preocupação do Governo do Amazonas com a humanização da saúde pública.
Inserida no Programa de Obras Hospitalares, que realiza melhorias em todas as unidades de saúde da REDE estadual, essa obra trouxe inúmeros benefícios para a saúde pública, dentre os quais maior velocidade no atendimento médico, aumento na capacidade de atendimento e, principalmente, um ambiente com maior conforto para bebês, mães e pais.
Antes da UTI Neonatal, a SEINFRA já havia entregado a Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Canguru (Ucinca); e a Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional (Ucinco), que teve a capacidade de atendimento ampliada de 18 para 24 leitos.
