Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência é celebrado com webinário de cientistas sobre enfrentamento à Covid-19
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência é celebrado com webinário de cientistas sobre enfrentamento à Covid-19

08/02/2021
Compartilhar

FOTOS: Divulgação

Para comemorar o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado em 11 de fevereiro, a Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) reunirá cientistas nesta quinta-feira (11/02), das 10h às 11h (horário de Manaus), no webinário “Mulheres contra o Coronavírus: Contribuições de Cientistas do Amazonas no Enfrentamento à Pandemia”. O evento será transmitido pelos canais Sedecti Amazonas e TV Encontro da Águas, no Youtube, além dos perfis @Sedecti_AM e @tvencontrodasaguas, no Facebook.
“A ideia do webinário é de que ele será o primeiro evento de uma série que iremos fazer, em formato de escuta ativa, com a finalidade de contribuir na formulação de políticas públicas adequadas para a questão de gêneros na Ciência no Amazonas”, explica a secretária executiva da Secti, Tatiana Schor.
A iniciativa é uma ação da Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) da Sedecti, e tem como foco a contribuição de cientistas mulheres do Amazonas no desenvolvimento de pesquisas e ações voltadas ao enfrentamento da pandemia da Covid-19.
O tema “Estratégias Educativas para Enfrentamento da Covid-19 em Manaus” será apresentado pela professora doutora em Sociologia e Antropologia, Katia Helena Serafina Cruz Schweickardt. E, fechando a programação, o professor doutor em Ecologia, Henrique dos Santos Pereira, apresentará o painel “A Iniciativa REDE RHISA – recursos humanos e Inteligência para Sustentabilidade na Amazônia”.
Durante o encontro, a médica infectologista Maria Paula G. Mourão irá abordar o tema “Estudos Clínicos na Covid-19”. Já a doutora em geografia, Natacha Cíntia Regina Aleixo, irá explanar sobre o “Espaço-Tempo Pandêmico: Uma Contribuição Geográfica para o Estado do Amazonas”.
Mulheres e Meninas na Ciência – O dia internacional dedicado às Mulheres e Meninas na Ciência foi estabelecido em função da lacuna de gênero no segmento. Foi em prol do acesso e da participação feminina plena e igualitária na Ciência, da igualdade de gênero e do empoderamento delas que a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) declarou a data de 11 de fevereiro como o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência.
Cada conferente terá dez minutos para explanar sobre seus estudos e, ao final, será aberto tempo para um breve debate. Na oportunidade, acontecerá também o pré-lançamento da REDE RHISA, uma iniciativa promovida pelo Instituto Acariquara que conta com o apoio da Secti.
Além de celebrar a data e dar visibilidade às mulheres e meninas na Ciência, o evento também faz parte de duas frentes coordenadas pela Secti, em conformidade ao Plano Plurianual (PPA 2020-2023) do Governo do Estado do Amazonas.
De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para educação, Ciência e Cultura (Unesco), atualmente, menos de 30% dos pesquisadores em todo o mundo são mulheres.
A segunda ação é a da “Difusão e Popularização da Ciência”, em dupla parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Fapeam. A proposta é fomentar a popularização e difusão da CT&I produzida no estado para a melhoria do acesso ao conhecimento, às tecnologias e seus benefícios para sociedade.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Educação, Empreendedorismo, Estado do Amazonas, Governo do Amazonas, Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Governo do Amazonas entrega de viaturas em Tapauá como reforço da segurança pública no interior do estado

18/12/2025
Governo do Amazonas

Wilson Lima entrega cartões do Auxílio Estadual e inaugura Samic em Tapauá durante as comemorações dos 70 anos

18/12/2025

Governo do Amazonas entrega equipamentos e fomenta setor primário de Tapauá durante os 70 anos do município

18/12/2025

Reconhecimento facial Paredão auxilia prisão de 24 foragidos em Manaus nos últimos dez dias

18/12/2025
Governo do Amazonas

Prêmio Mostra 2025 reúne e premia produções de teatro cinema e audiovisual em Manaus na noite de 19/12

18/12/2025
Governo do Amazonas

Polícia Civil do Amazonas divulga imagens e pede informações sobre desaparecidos em Manaus e orienta registros

18/12/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus