Os profissionais acometidos pela covid-19, que se encontram incapacitados para o exercício profissional e enfrentando dificuldades financeiras comprovadas, serão isentados do pagamento das taxas de serviços e boletos de anuidade. Esse foi o pedido feito pelo vereador Dr. Daniel Vasconcelos ao presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Corem–AM), Sandro André da Silva Pinto.“Fomos bem recebidos pelo presidente do Conselho e acreditamos que seja possível atender ao nosso pedido. Isso é o mínimo que se pode fazer a esses profissionais que estiveram e ainda estão há meses a frente deste combate, enfrentando situações de forte estresse, arriscando suas vidas e hoje muitos estão afastados de suas funções por problemas causados pela covid-19”, afirmou o vereador após ser recebido
Em resposta, o presidente do Coren/Am, Sandro André da Silva Pinto informou que os profissionais de enfermagem que estão impossibilitados de exercer a profissão em consequência da covid-19 terão sim a isenção da anuidade 2021, desde que a doença seja comprovada mediante laudo pericial emitido por serviço médico oficial da União, dos Estados, do DF e dos Municípios, contando o prazo de validade do laudo pericial. Disse também que essa decisão já estava prevista pelo Conselho e de acordo com as resoluções do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).
Os profissionais de enfermagem atuam em diferentes níveis de atenção (básica, média e alta complexidade), tanto na rede pública quanto privada e compõem a linha de frente no combate e controle do novo coronavírus. No Amazonas, essa situação tem sido mais crítica com hospitais lotados em decorrência do avanço da pandemia, o que resulta na sobrecarga dessa categoria.
Dr. Daniel defende a criação de políticas públicas que dotem as unidades de saúde, melhores condições de trabalho a esses profissionais para que possam desempenhar as suas atribuições com segurança para si e para a população.
“O nosso mandato é do povo e nos colocamos a disposição para apoiar essa categoria que merece muito o nosso respeito e gratidão por tudo que vêm fazendo nesta luta contra o coronavírus”, concluiu Dr. Daniel Vasconcelos.
Para solicitar a isenção, será necessário enviar a cópia da carteira profissional, o comprovante de residência, o laudo médico e o requerimento para o e-mail: [email protected]
Texto e Foto: Michelle Cristyan – Assessoria de Comunicação do vereador