Um dos aliados dos países europeus nessa segunda onda da pandemia de Covid-19 é, novamente, a publicidade. Novas campanhas de prevenção foram criadas para alertar a população sobre os riscos de contaminação e os formatos adotados por Portugal, Espanha e Alemanha chamam bastante a atenção.
Em Portugal, o novo mote da campanha governamental é: “Cabe a cada um de nós fazê-lo parar”. O vídeo lançado pelo Serviço Nacional de Saúde circula nas redes sociais e nas televisões portuguesas, alertando para a necessidade do distanciamento social.
Um deles mostra uma reunião de família, em que a avó acaba por ficar infectada. O vídeo mostra um problema muito parecido com o que acontece no Amazonas: a infecção dos entes mais idosos por pessoas mais jovens da família.
Outros vídeos da propaganda governamental portuguesa destacam a importância do distanciamento social.
Os filmes da publicidade espanhola são mais duros, porém, necessários para despertar a conscientização da população.
Já a nova publicidade do governo alemão vai para o lado mais leve, fazendo uma “brincadeira” com os documentários de guerra, que trazem o depoimento de sobreviventes. No texto do vídeo, um “sobrevivente” da pandemia fala: “22, com esta idade queres ir a festas, estudar, conhecer novas pessoas, ir beber um copo com os amigos. No entanto, o destino tinha planos diferentes para nós. (…) O destino do nosso país estava nas nossas mãos. Reunimos a coragem e fizemos o que era esperado… Nada. Absolutamente nada. Ser preguiçoso como guaxinins. Dia e noite, mantivemos os nossos rabos em casa e lutamos contra a propagação do vírus. O sofá era a nossa frente e a paciência a nossa arma. Este era o nosso destino. Foi assim que nos tornamos heróis.”