Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Instalação de usinas de oxigênio auxilia no abastecimento do insumo em unidades de saúde
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Instalação de usinas de oxigênio auxilia no abastecimento do insumo em unidades de saúde

28/01/2021
Compartilhar

Cinco das sete usinas de oxigênio doadas pelo Ministério da saúde (MS) ao Governo do Amazonas já estão em funcionamento em unidades hospitalares de Manaus, sendo duas na enfermaria de campanha do Hospital Delphina Aziz; uma no Hospital Universitário Francisca Mendes; uma na maternidade Azilda Marreiros; e uma no Hospital e pronto-socorro João Lúcio.16:03 – 28/01/2021

FOTOS: Arthur Castro/SECOM

Na capital, sete equipamentos já estão funcionando em seis unidades diferentes
As outras duas usinas, doadas pelo MS, estão em fase de instalação no Instituto de saúde da Criança do Amazonas (Icam); e no hospital de campanha de Manacapuru.
Outras duas usinas, instaladas pela White Martins, também já estão em operação, uma delas no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV); e outra na Policlínica da Redenção; totalizando sete usinas já ativas em Manaus.
A usina do hospital Francisca Mendes produz 17m³; e a do hospital João Lúcio têm capacidade de produção de 22m³ oxigênio por hora. O equipamento instalado na maternidade Azilda Marreiro produz 13m³ de oxigênio por hora.
Capacidade – As duas usinas instaladas na enfermaria de campanha montada no Hospital Delphina Aziz têm capacidade de produzir 26m³ de oxigênio por hora, o que é suficiente para atender os leitos clínicos instalados na unidade.
Com exceção das duas usinas instaladas na enfermaria de campanha do Delphina Aziz, que têm autonomia para manter os leitos, os outros equipamentos são um complemento ao oxigênio de cada unidade, possibilitando a redução da quantidade de vezes que os tanques precisam ser abastecidos.
A usina instalada no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) produz 30m³ por hora; enquanto a da Policlínica da Redenção tem capacidade de produção de 20m³ de oxigênio por hora.
Reforço para o interior – O Governo do Amazonas também vai receber cinco usinas independentes para a produção de oxigênio líquido, doadas pelo Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo. O material será utilizado no suporte assistencial, em unidades de saúde dos municípios de Tabatinga, Tefé, Eirunepé, Lábrea e Carauari, que estão recebendo visitas de técnicos da Secretaria de Estado de infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (SEINFRA).
Ainda em Manaus também devem entrar em funcionamento, nos próximos dias, três usinas doadas pelo movimento “SOS Amazonas”; e outras duas doadas pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).
Também para o interior serão direcionadas mais três usinas, fruto de doações de uma instituição social. Os equipamentos devem ser instalados em unidades de saúde de Itacoatiara, Alvarães e Nova Olinda do Norte. Outras duas usinas viabilizadas pelo Hospital de Amor, vindas de Curitiba (PR) e Porto Velho (RO), também serão encaminhadas para o interior, sendo uma delas para Iranduba e a outra para um município a definir.
O Hospital Regional de Tabatinga, no município do Alto Solimões, distante 1.108 quilômetros de Manaus, já está recebendo as obras necessárias para abrigar a usina de produção de oxigênio, doada pelo Hospital Sírio-Libanês. Após a instalação, a unidade terá capacidade para atender 53 leitos, que correspondem à capacidade instalada no hospital e na maternidade Celina Villacrez Ruiz, que funciona no mesmo local. A usina vai produzir 28m³ de oxigênio por hora. Hoje, a necessidade é de 16m³/hora.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Alvarães, Amazonas, Carauari, Eirunepé, Governo do Amazonas, Iranduba, Itacoatiara, Lábrea, Manacapuru, Manaus, Nova Olinda do Norte, Tabatinga, Tefé
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Amazonas registra a menor taxa de mortes no trânsito do país em 2025 com 4,12 por 100 mil habitantes

30/01/2026
Governo do Amazonas

Prêmio Fapeam de CT&I premia 13 profissionais e professores que fortaleceram a ciência no Amazonas na edição 2025

30/01/2026
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas entrega benefícios sociais e apoia produtores no Careiro da Várzea com crédito e equipamentos

30/01/2026
Governo do Amazonas

HPS Platão Araújo registra redução do tempo de espera e amplia número de cirurgias e internações em 2025

30/01/2026
Governo do Amazonas

Polícia Civil divulga imagem e pede ajuda para localizar Fernando Nunes Pereira desaparecido em Manaus

30/01/2026
Governo do Amazonas

Formatura do Ensino Médio Técnico da Fundação Matias Machline reúne 319 egressos e autoridades no Amazonas

30/01/2026
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus