A Secretaria de Estado de saúde (SES-AM) informa à população de Manaus que o Hospital Nilton Lins (HNL) não é porta aberta para atendimento de Covid-19. O hospital, que iniciou atendimento na terça-feira (26/01), foi destacado para dar retaguarda a outras unidades hospitalares da capital e do interior, recebendo apenas pacientes graves que precisam ser transferidos, via Sistema de Regulação.

FOTOS: Lucas Silva/SECOM; Divulgação e Rodrigo Santos/SES-AM
Secretaria orienta a buscar atendimento em Unidades Básicas de saúde (UBS), unidades de pronto atendimento (SPAs e UPAs) e Prontos-Socorros
A REDE Estadual de saúde possui 17 unidades de urgência e emergência de porta aberta para atender pacientes com a Covid-19, e sete maternidades que podem ser acessadas pela população 24 horas por dia. E a Prefeitura de Manaus conta com 19 UBSs com horários específicos de atendimento e mais três UBSs móveis. Confira aqui: https://covid19.manaus.am.gov.
O atendimento de livre demanda deve ser buscado nas Unidades Básicas de saúde (UBSs), nos Serviços de pronto atendimento (SPA), nas Unidades de pronto atendimento (UPAs 24h), nos Prontos-Socorros ou, no caso de gestantes, em maternidades.
Se os sintomas forem leves, como gripe com pelo menos dois desses sintomas: febre, tosse, coriza, dor na garganta, dor de cabeça, dor no corpo, calafrio, falta de olfato e de paladar, diarreia e/ou vômito, deve-se buscar uma UBS próxima de casa e seguir as recomendações médicas. Os cuidados devem ser redobrados para quem tem doenças crônicas, como cardíacos, hipertensos e diabéticos.
Onde e quando buscar atendimento – As pessoas com sintoma gripal não devem esperar agravar ou sentir falta de ar para buscar atendimento, mas procurar imediatamente uma unidade de saúde de porta aberta.
É importante lembrar: quanto mais cedo buscar atendimento, maiores são as chances de os sintomas da Covid não se agravarem.
Se houver piora nos sintomas, se tiver dificuldade de respirar ou dor no peito, a orientação é procurar um SPA ou uma UPA 24h. Se sentir que está grave, deve-se buscar um pronto-socorro.
Em caso de sintoma leve: unidade básica de saúde (UBS)
ONDE PROCURAR AJUDA
• UBS Áugias Gadelha
• UBS Arthur Virgílio
• UBS Balbina Mestrinho
• clínica da família Carmen Nicolau
• UBS Sálvio Belota
• UBS Luiz Montenegro
• UBS Theodomiro Garrido
• UBS Theomário Pinto
• UBS José Rayol
• UBS Morro da Liberdade
• UBS Gebes de Medeiros
• UBS Ivone Lima
• UBS Santos Dumont
• UBS Alfredo Campos
• UBS Leonor Brilhante
• UBS Amazonas Palhano
• UBS Leonor de Freitas
• UBS Deodato de Miranda Leão
Em caso de agravamento dos sintomas:
• UBS Nilton Lins
SPAs e UPAs 24h
• SPA São Raimundo (Praça Ismael Benigno/São Raimundo)
• SPA Danilo Correa (Cidade Nova)
• SPA Chapot Prevost (Colônia Santo Antônio)
• SPA Zona Sul (Colônia Oliveira Machado)
• SPA Alvorada (Alvorada)
• SPA Joventina Dias (Compensa III)
• SPA José Lins (Redenção)
• SPA Coroado (Coroado)
• UPA 24h José Rodrigues (Av. Camapuã/Nossa Senhora de Fátima)
• SPA Eliameme Mady (Galileia)
Prontos-Socorros
• UPA 24h Campos Sales (Av. Dona Otília/Tarumã)
• HPS João Lucio Machado (Av. Cosme Ferreira/Coroado)
• HPS 28 de Agosto (Av. Mário Ypiranga Monteiro/Adrianópolis)
• pronto-socorro da Criança da Zona Sul (Av. Carvalho Leal/Cachoeirinha)
• HPS Platão Araújo (Av. Autaz Mirim/Jorge Teixeira)
• pronto-socorro da Criança da Zona Oeste (Av. Brasil/Compensa)
• pronto-socorro da Criança da Zona Leste – Joãozinho (Av. Cosme Ferreira/Coroado)