O vereador Wallace Oliveira (Pros) mostrou preocupação em relação às pessoas não cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) para o recebimento do Auxílio Manauara, criado pela Prefeitura Municipal de Manaus (PMM). Durante a votação do Projeto de Lei (PL) que criou o benefício, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o parlamentar questionou a titular da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (SEMASC), Jane Mara Silva de Moraes Oliveira, sobre o tratamento que será dado a esse grupo de pessoas para que elas possam ser beneficiadas com o auxílio.
“Quais são os estudos que estão sendo realizados ou serão feitos, para alcançar as pessoas que não estão dentro desse Cadastro Único? Porque sabemos que muitos não estão inscritos, mas elas estão nesses perfis para recebimento”, disse o vereador ao indagar qual as providencias que a PMM pretende adotar para alcançar as pessoas não cadastradas.
O auxílio beneficiará 40 mil famílias residentes em Manaus, que atualmente estão em situação de pobreza e pobreza extrema, como também os trabalhadores informais e beneficiários do Programa Federal Bolsa Família.
Ao responder o questionamento do vereador Wallace Oliveira, secretária disse que já foram feitos estudos e levantamentos para incluir esse grupo de pessoas que não estão no CadÚnico. “Nós já fizemos estudos para alcançar essas pessoas que estão fora do Cadastro. Fizemos levantamentos, a partir de listas presentes nas secretarias, justamente para trabalhar como mototaxistas, motoristas de aplicativos, diaristas, essas pessoas que de alguma fora estão isoladas e que não tem como garantir, hoje, a sua manutenção”, afirmou a titular da Semasc.
Jane Mara ainda afirmou que tanto a prefeitura e quanto a Semasc, estão sensíveis a esses casos, trabalhando num processo de inclusão, e não de exclusão.
“Esse são pontos sensíveis que nós tivemos a sensibilidade e preocupação em atender. Então, a ideia não é excluir, muito pelo contrário, é trabalhar num processo de inclusão dessas pessoas, dentro das limitações que estamos tendo, onde dependemos de questões orçamentárias”, finalizou.
CadÚnico
O Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Essas informações são utilizadas pelo governo federal, Estados e municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias.
De acordo com informações publicadas no site da Caixa Econômica, pode se cadastrar as famílias de baixa renda, que ganham até meio salário mínimo por pessoa, ou que ganham até três salários mínimos de renda mensal totall.
Texto: Thiago Motta – Assessoria de Comunicação do Vereador
Foto: Aguilar Abecassis – Arquivo Dircom/CMM
O post Wallace Oliveira teme que não cadastrados no CadÚnico fiquem de fora do Auxílio Manauara apareceu primeiro em CMM – Câmara Municipal de Manaus.