Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Workshop esclarece indústrias sobre consulta pública que encerra nesta quarta (27)
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Geral

Workshop esclarece indústrias sobre consulta pública que encerra nesta quarta (27)

26/01/2021
Compartilhar

As considerações sobre a minuta de reformulação da Resolução nº 204/2019 podem ser encaminhadas ao e-mail [email protected] até dia 27 e a minuta completa PODE ser consultada no endereço https://www.gov.br/suframa/pt-br/publicacoes/noticias/minuta-projetos-industriais.pdf.
Durante o workshop, realizado por videoconferência, o presidente do Cieam, Wilson Périco, agradeceu o atendimento da Suframa ao pedido da entidade, que busca tirar as últimas dúvidas dos associados em relação as mudanças trazidas com a proposta da nova resolução.

Termina nesta quarta-feira (27) o prazo da consulta pública sobre a proposta de reformulação da Resolução nº 204/2019, que dispõe sobre a apresentação, análise, aprovação e acompanhamento de projetos industriais na Zona Franca de Manaus. Além da audiência pública on-line, realizada no último dia 20, a Suframa também promoveu, nesta terça-feira (26), um workshop sobre o assunto, a pedido do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam).

desburocratização
A reformulação das regras para análise e acompanhamento dos projetos industriais é mais uma etapa do processo de desburocratização dos serviços prestados pela Suframa, com o intuito de melhorar o ambiente de negócios na Zona Franca de Manaus. Uma vez aprovada, as regras da nova Resolução passarão a valer apenas a partir de 2022, com um NOVO sistema a ser construído pela Suframa ao longo de 2021 para dar o suporte necessário aos usuários.

O titular da Suframa, Algacir Polsin, deu início aos trabalhos, ressaltando que todas as manifestações oriundas do debate do workshop também precisam ser enviadas por e-mail à consulta pública para serem agregadas à construção da nova resolução. Em seguida, coordenadores da equipe técnica da Suframa apresentaram as principais mudanças na minuta da nova resolução, voltadas especialmente às áreas de análise e acompanhamento de projetos.

Também na análise, há a criação do Mecanismo de Apresentação de Projetos para Amazônia Ocidental (AMOC) e Áreas de Livre Comércio (ALCS) por meio da preponderância de matéria-prima regional, definida por Resolução 01/2016 do CAS e o estabelecimento de novos critérios de delegação de competência ao Superintendente, sugerido pelos Conselheiros.

Na análise de projetos industriais, uma das principais mudanças é a eliminação da Cota de importação em dólar, a partir de um NOVO procedimento de controle de limites de importação, o que permitirá às empresas a importação de insumos que não possuem restrições no Processo Produtivo Básico (PPB). Como consequência da eliminação da cota de importação, também se exclui o tipo de Projeto de Ampliação e cria-se o Relatório Anual Demonstrativo de Importação (RADI) para o acompanhamento das importações.

Outros pontos relevantes são a criação de um mecanismo de chamada de deliberação eletrônica, cabendo ao superintendente da Suframa fundamentar a solicitação, e do Fórum Consultivo do Conselho de Administração da Suframa (FCCAS), composto pelas 20 maiores empresas em termos de faturamento.

Acompanhamento
Já no acompanhamento dos projetos industriais, a proposta é de otimização, com a diminuição de visitas e de documentos a serem entregues na Suframa. Entre as mudanças, estão: eliminação do Laudo de Operação (LO) e do Laudo de Produção (LP); obrigatoriedade de apresentação do Relatório Demonstrativo de acompanhamento de projetos (RDAP); criação de Parecer de acompanhamento de projetos (PAP) em substituição ao LO, LP e RAP; criação do Sistema de Informações dos Projetos Industriais; criação do Procedimento de Amostragem no acompanhamento de projetos Industriais; definição de prazo para apresentação do RDAP (30/06) e para a emissão do PAP (12 meses após apresentação do RDAP); e obrigatoriedade de apresentação de informações à Suframa pelos Projetos Aprovados na AMOC e ALCs.

A apresentação feita durante o Workshop foi disponibilizada no site da Suframa, em https://www.gov.br/suframa/pt-br/publicacoes/seminarios-apresentacoes

Dúvidas
A equipe técnica da Suframa tirou as dúvidas dos participantes do workshop, relacionadas às cotas de importação, aos critérios de preponderância de matéria-prima regional, à criação do Fórum com as 20 maiores empresas do PIM por faturamento, entre outros temas. De acordo com Polsin, espera-se que a nova resolução seja analisada e aprovada na próxima reunião do CAS, marcada para o dia 25 de fevereiro.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Economia, Estado do Amazonas, Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Geral

Atletismo amazonense brilha no Sul-Americano Master

17/11/2025
Geral

FUnATI: 18 anos de inovação e cuidado ao idoso

17/11/2025
Geral

Estado de atenção em Manaus por chuvas intensas

17/11/2025
Geral

Caravana natalina em Manaus promove união e alegria

16/11/2025
Geral

Caravana Natalina – David Almeida na Ponta Negra

16/11/2025
Geral

Asfaltamento rural Manaus: Vantagens e melhorias para a zona rural

16/11/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus