Concentradores beneficiarão pacientes acometidos pela Covid-19 em mais de 40 municípios
Os concentradores de oxigênio beneficiarão pacientes acometidos pela Covid-19 em mais de 40 municípios, do Alto Solimões ao Baixo Amazonas. O equipamento permite concentrar oxigênio a partir do ambiente até que a substância fique 95% pura e, então, o fornece ao paciente por meio de cânulas ou máscaras. É indicado para quadros moderados da doença.
O Ministério Público do Trabalho (MPT-AM), por meio da Procuradoria Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), em parceria com o MPT da 15ª Região (Campinas – SP), entregou 120 concentradores de oxigênio para serem utilizados nas unidades de saúde dos municípios no interior do Amazonas. A entrega dos equipamentos, feita na quarta-feira (20/1), foi possível por meio da reversão de bens de processos judiciais da Vara do Trabalho de Rio Claro.
Os equipamentos doados ao Estado fazem parte de um acordo entre o Ministério Público do Trabalho e a Whirlpool, unidade de Rio Claro. O pedido foi feito pela procuradora Fabiola Junges Zani e autorizado pelo juiz Lucas Falasqui Cordeiro, da Vara do Trabalho de Rio Claro, considerando o contexto de crise humanitária vivido no estado do Amazonas.
“Para o MPT essa doação demonstra o comprometimento com o Estado do Amazonas e com a sociedade amazonense. É uma forma de contribuir revertendo valores de processos judiciais em benefício da sociedade. E esses respiradores terão uma grande utilidade porque serão exclusivamente encaminhados para o interior”, declarou o procurador-chefe do MPT/PRT11, Jorsinei Dourado do Nascimento.
“Eles já estão divididos para os municípios de menor porte, porque existe uma maior dificuldade logística e de acesso para que os cilindros cheguem, e principalmente para que eles tenham a logística reversa para a capital. Estamos aguardando para poder fazer a entrega formal para os municípios”, explicou.
De acordo com o titular da Secretaria Executiva de Assistência ao Interior, Cássio Espírito Santo, a expectativa é encaminhar 200 concentradores para o interior nos próximos dias. Os materiais encaminhados de Campinas já estão em Manaus.