A inclusão dos profissionais da educação no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19, foi solicitada nesta terça-feira (19), pela deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB), por meio de requerimento com indicativo direcionado ao governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima (PSC). O Plano Operacional da Campanha de Vacinação atenderá preferencialmente os trabalhadores da saúde, a população indígena aldeada maior de 18 anos e idosos acima de 60 anos vivendo em asilos, além de idosos acima de 75 anos.
Mas na avaliação de Therezinha Ruiz, os profissionais da educação também precisam ser incluídos nesse grupo, em caráter de urgência, pelo trabalho que estão desempenhando nas escolas, realizando matrículas, entregando cartão da merenda escolar, planejando as ações do ano letivo e preparando as unidades escolares para receber os alunos, tanto nas unidades da capital quanto do interior do Estado.
“Neste momento em que o Amazonas vive a segunda onda crítica, devido ao aumento do número de casos de coronavírus, com os hospitais da rede pública e privada lotados, precisamos garantir a imunização dos trabalhadores da educação, que continuam em atividade presencial”, defende Therezinha Ruiz.
No requerimento, a deputada destaca que constantemente os professores da educação básica e superior e demais trabalhadores da educação, vem sendo vítimas da Covid-19 e sofrem as sequelas da doença, conforme informações dos representantes sindicais da categoria.
“Educação é um direito fundamental, e não podemos garantir o ensino sem os educadores e demais servidores da área, que desenvolvem dinâmicas de interação entre as pessoas dentro das unidades educacionais. Portanto se faz necessária a inclusão de todos esses profissionais no cronograma prioritário da vacinação contra a Covid-19”, reforça a deputada.
Therezinha ressalta ainda que já se encontra em tramitação no Congresso Nacional, o Projeto de Lei 5340/20 que estabelece a inclusão dos profissionais da educação no grupo de prioridade para receber o imunizante.
Fisioterapeutas
O remanejamento de fisioterapeuta para atuar no Hospital Maternidade e SPA Chapot Prévost, no bairro da Colônia Antônio Aleixo, Zona Leste de Manaus, também foi solicitado pela deputada Therezinha Ruiz, através de requerimento ao governador do Estado, Wilson Lima.
Segundo a deputada, a falta de fisioterapeutas no Chapot Prevost, dificulta o atendimento da grande demanda de pacientes em estado crítico. “São muitos casos de pessoas que buscam tratamento para respiração, nesse período de pandemia, em função das sequelas causadas pelo coronavírus”, afirmou a deputada.
Gabinete da Deputada Therezinha Ruiz (PSDB)
Texto: Assessoria da Deputada
Gabinete (92) 3183-4541