O Governo do Amazonas reuniu todos os órgãos que atuaram durante o pico da pandemia na condução e orientação acerca do manejo adequado e identificação de corpos, bem como demais procedimentos relacionados ao óbito por Covid-19 dentro e fora das unidades de Saúde.
Órgãos do Governo do Estado e da Prefeitura de Manaus reuniram-se nesta segunda-feira (28/12) para tratar dos procedimentos relacionados aos cuidados pós-óbito por Covid-19, fluxo e manejo de corpos. A revisão dos protocolos, o acolhimento digno e humanizado e as orientações que devem ser dadas às famílias foram os principais assuntos da reunião, na sede da Secretaria de Estado de Saúde (SES), que contou também com a participação de representantes das empresas funerárias.
Segundo o secretário estadual de Saúde, Marcellus Campêlo, a principal preocupação do governo é com o atendimento digno e humanizado às famílias. Por orientação do governador Wilson Lima, assistentes sociais, psicólogos e outros servidores dos órgãos governamentais voltarão a atuar dentro dos prontos-socorros, Serviços de Pronto Atendimento (SPA) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA).
A equipe é composta por representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Secretaria de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejusc), Casa Civil e Casa Militar do Governo do Amazonas, Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa Manaus), SOS Funeral e Secretaria Municipal de Limpeza Pública.
Revisão de Protocolos – Uma das missões do grupo é a revisão dos protocolos para a emissão de uma nova Nota Técnica com atualização de orientações aos serviços de saúde, serviços funerários, cemitérios, dentre outros segmentos relacionados.
“As equipes atuarão junto ao serviço social das unidades de saúde na organização desse serviço de identificação e orientação pós-óbito, garantindo tratamento adequado, digno e humanizado na condução dos procedimentos”, afirma Marcellus Campêlo.