Por Juscelino Simões Equipe Ascom
O Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (Icomp/Ufam) foi premiado como o ‘Melhor Instituto de inovação do Amazonas’. A V cerimônia anual de entrega do prêmio ‘Jaraqui Graúdo’ ocorreu no último sábado, 19, no Fermen.to Innovation, na Rua Acre, no Vieiralves, em Manaus, de forma presencial (com a participação de três representantes finalistas por categorias) como também online, transmitida pelas redes sociais do Jaraqui Valley.
A Universidade Federal do Amazonas foi indicada em quatro categorias (Melhor Universidade Apoiadora de Inovação, Melhor Instituto de Inovação, Melhor Mentora – professora Tanara Lauschner do Icomp, Melhor Empreendedor – professor Edleno de Moura do Icomp) ao V prêmio Jaraqui Graúdo promovido pelo o ecossistema de startups amazonense Jaraqui Valley. A Instituição foi finalista em duas categorias (Melhor Universidade e Melhor Instituto de Inovação) sendo vencedora na categoria ‘Melhor Instituto de Inovação do Amazonas’.
Os indicados ao prêmio deste ano passaram por três fases: a primeira foi por meio popular (todas as pessoas da comunidade do ecossistema de startups de Manaus como desenvolvedores, pessoal das startups, entre outras), escolheram os indicados. Na segunda fase o Comitê Avaliador do Prêmio indicou três finalistas por categorias e escolheu na terceira fase os vencedores. O objetivo da premiação é reconhecer profissionais e empresas mais influentes do Amazonas. A diretora do Icomp, professora Tanara Lauschner, destacou a felicidade da comunidade acadêmica do Instituto em ser escolhido o melhor Instituto de Inovação do Amazonas. “Ficamos muito felizes pela indicação da comunidade Jaraqui Valley ao Icomp. Honrados pelo reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido para fomentar o empreendedorismo de base tecnológica, formando profissionais, desenvolvendo projetos e criando startups. Um prêmio conquistado por docentes e discentes. Foi importante ser reconhecido como Instituto de inovação pela comunidade. Nós não somos apenas um instituto de formação, mas também uma referência de inovação. Vencemos dois grandes concorrentes como a Sídia e Softex”, disse a diretora.