A Ufam concorre em duas categorias do prêmio criado para reconhecer a atuação de pessoas e instituições em prol do desenvolvimento de startups em Manaus. A cerimônia de entrega do prêmio Jaraqui Graúdo 2020 ocorre no sábado, 19 de dezembro.
Em sua quinta edição, a premiação reúne os melhores representantes em 16 categorias. A Ufam participa de duas delas: Melhor Universidade e Melhor Instituto de Inovação com o Instituto de Computação (Icomp). “É a primeira vez que a gente concorre. Isso para a gente é legal porque a comunidade de startups, de empreendedorismo, de inovação de Manaus reconhece o Icomp não apenas como um local de formação, mas também como um instituto de tecnologia que tem a sua incubadora, que tem os seus projetos, e que, nesse ecossistema, tem um papel bastante relevante. Então, a gente fica muito feliz com essa indicação”, declara a diretora do Icomp, professora Tanara Lauschner.
A premiação é organizada pela Jaraqui Valley, nome dado à comunidade de startups de Manaus e se desenvolve em três fases. Na primeira ocorre a indicação popular. Na segunda, o Comitê Avaliador escolhe os três finalistas e na última fase, o Comitê indica o vencedor de cada categoria. O Comitê Avaliador é formado por 35 pessoas de notório conhecimento em inovação e startups, sendo 80% deles, membros locais e 20%, nacionais.
A Ufam está entre os três finalistas nas categorias já mencionadas por indicação do Comitê Avaliador realizada na quarta-feira, 16.
A premiação ocorre no sábado, dia 19 de dezembro, de maneira semipresencial. Participam um representante de cada finalista. É possível acompanhar a transmissão por meio das redes sociais da Jaraqui Valley.