Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: FVS-AM encerra implantação de Brigadas contra o Aedes aegypti no sistema prisional de Manaus
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

FVS-AM encerra implantação de Brigadas contra o Aedes aegypti no sistema prisional de Manaus

26/11/2020
Compartilhar

A Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas (FVS-AM) encerrou, nesta quinta-feira (26/11), a implantação do Programa Estadual de Brigadas contra o Aedes aegypti do Amazonas no sistema prisional de Manaus, iniciada em 16 de novembro. A sede da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), na zona norte de Manaus, recebeu a equipe da FVS-AM para a implantação na manhã desta quinta.

A diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, apontou que as brigadas fazem parte do trabalho de monitoramento epidemiológico das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti: dengue, zika e chikungunya. “As brigadas são uma importante iniciativa para que seja possível monitorar a situação epidemiológica do mosquito no estado e inclui detecção de casos suspeitos além de prevenção”, afirmou.

A partir da implantação, funcionários da sede da SEAP e internos das prisões foram capacitados, por meio de formação teórica e atividades práticas, para serem brigadistas e aptos para, uma vez por semana, identificar e combater criadouros do mosquito Aedes aegypti, ou seja, qualquer espaço funcione como depósito de água parada.

Segundo a sanitarista Josielen Amorim, do Grupo Técnico de Integração da FVS-AM (GTI/FVS-AM), que coordena o programa de brigadas, a implantação ocorreu em sete prisões e na sede da SEAP. “Com as implantações, buscamos ter, em todo o sistema prisional em Manaus, o controle e monitoramento de possíveis focos do mosquito”, afirmou.

A implantação é composta por três etapas: a inspeção para o controle do vetor; a educação em saúde e mobilização da instituição com a realização da educação em saúde no espaço; e a capacitação para monitoramento de suspeitos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como a dengue, zika e chikungunya, que devem ser informados à FVS-AM.

Implantação – O programa foi implantado no Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), Centro de Detenção Provisória Feminino (CDPF), Centro de Detenção Provisória Masculino I (CDPM I), Centro de Detenção Provisória Masculino II (CDPM II), Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), Penitenciária Feminina de Manaus (PFM), Unidade Prisional do Puraquequara (UPP) e sede da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP).

Brigadas – As Brigadas contra o Aedes aegytpi do Amazonas foram criadas em 2016. São uma iniciativa da FVS-AM e buscam atuar no controle do mosquito que transmite dengue, zika e chikungunya. “A iniciativa está presente em 234 escolas estaduais na capital e 130 instituições privadas e públicas (entre órgãos estaduais e federais)”, informou o diretor técnico da FVS-AM, Cristiano Fernandes.

Os estabelecimentos que aderem ao programa recebem o selo da Brigada, produzido pela FVS-AM, que é instalado na fachada do local e atualizado anualmente. As unidades recebem visitas regulares de equipes técnicas ao longo do ano. O programa inclui também o monitoramento de casos suspeitos de dengue nas unidades que são informados via relatório mensal produzido pelos brigadistas e enviados à FVS-AM. O programa é aberto a novas adesões.

Referência – A FVS-AM é responsável pela Vigilância em saúde do Amazonas, incluindo o monitoramento de indicadores de doenças, como a dengue, por meio do Departamento de Vigilância Ambiental e Controle de Doenças (DVA) via Gerência de Doenças de Transmissão Vetorial (GDTV/DVA), Grupo Técnico de Integração (GTI) e Núcleo de educação em saúde e mobilização social (NES).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551. Os contatos específicos do DVA, GDTV/DVA e NES são, respectivamente, 3182-8547, 3182-8542 e 3182-8537.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima acompanha mutirão de cirurgias e inaugura Telessaúde em Presidente Figueiredo

22/09/2025
Governo do Amazonas

Sine Amazonas divulga 175 vagas de emprego para esta terça-feira

22/09/2025
Governo do Amazonas

Hemoam, GACC e Grupo Raio de Sol celebram Setembro Dourado com alerta para diagnóstico precoce e Sino da Cura

22/09/2025
Governo do Amazonas

Fronteiras do Conhecimento: Últimos dias para submeter propostas ao Programa de Incentivo a Pesquisas Científicas da Fapeam

22/09/2025
Governo do Amazonas

Equipe do Prosai participa de ação socioambiental no Reduto da Francesa no Dia da Árvore

22/09/2025
Governo do Amazonas

Em Maraã, Idam apoia a pesca manejada do pirarucu com curso e assistência técnica

22/09/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus