O Amazonas apresenta tendência leve de redução de óbitos por câncer de próstata levando em consideração os últimos cinco anos. De 2015 a 2020 (até outubro), houve redução de 24% na quantidade de casos. O dado é do Núcleo de Sistema de Informações (Nusi), da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), e foi apresentado no evento de prevenção à doença, realizado na manhã desta terça-feira (24/11), em alusão ao Novembro Azul. A campanha é realizada, no mês de novembro, para prevenção ao câncer de próstata. O evento foi realizado no auditório da FVS-AM, na zona norte de Manaus.
A tendência de queda nos óbitos por câncer de próstata é verificada desde 2015 até outubro de 2020. Foram registrados 198 óbitos pela doença em 2015; 180 óbitos em 2016; 175 em 2017; 169 em 2018; 182 em 2019; e 150 de janeiro a outubro de 2020. “É uma tendência muito sutil, mas são estatísticas de câncer de próstata no Amazonas e que são muito semelhantes aos dados do país”, apontou o epidemiologista Ronildo Baiatone Alencar, da Gerência de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Gdant), da FVS-AM.
Conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a neoplasia de próstata é a segunda maior causa de morte no país, perdendo apenas para o pulmão. Além disso, 70% dos óbitos no Amazonas, por câncer de próstata, ocorrem na faixa etária maior de 70 anos.
“Um dos principais fatores relacionados ao câncer de próstata ainda é o diagnóstico tardio da doença. Estudos demonstram que o diagnóstico e a identificação do nódulo precocemente aumentam a chance de cura de 95% a 100%”, detalhou o cirurgião oncológico da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Paulo Mendonça, que também palestrou no evento.
Prevenção – A campanha Novembro Azul marca o mês de novembro com a conscientização dos homens para o diagnóstico precoce e prevenção ao câncer de próstata. Uma das medidas preventivas para essa doença é a prática regular de exercícios físicos. “A atividade física previne todas as doenças, inclusive as doenças crônicas. Faz com que a pessoa saia do sedentarismo, crie novas rotinas e perspectivas de saúde”, apontou a técnica do Gdant/FVS-AM, Ângela Cerdeira, que abordou sobre a importância do exercício físico como forma de prevenir a doença.
Outras formas de prevenção ao câncer de próstata é manter a regularidade ao médico urologista e uma alimentação saudável e balanceada.
Referência – A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A autarquia funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.