Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Maternidade Balbina Mestrinho recebe certificação nacional por projeto de parto na água
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Maternidade Balbina Mestrinho recebe certificação nacional por projeto de parto na água

17/11/2020
Compartilhar

A maternidade da Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), Balbina Mestrinho, está entre as vencedoras do projeto nacional “Laboratório de Inovação em Enfermagem”, com a experiência de parto na água, do Centro de Parto Normal Intra-hospitalar (CPNI). O projeto da maternidade, único da região Norte a participar e ser premiado, é uma das 16 iniciativas que irão receber certificação durante cerimônia de reconhecimento às práticas inovadoras no dia 9 de dezembro, no auditório da Opas, com transmissão virtual.

A premiação, promovida pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e Organização Pan-Americana da saúde (Opas), avaliou 24 projetos finalistas, entre eles o projeto “Mudando a forma de nascer no Estado do Amazonas: implantação de parto na água, no CPNI da Maternidade Balbina Mestrinho”.

A diretora da Maternidade Balbina Mestrinho e autora do projeto, Rafaela Faria, classifica a certificação do projeto como uma vitória para a saúde do Estado e um reconhecimento dos esforços dos profissionais que atuam na unidade.

“Essa premiação é motivo efetivamente de muito orgulho, porque foram muitos esforços para que pudéssemos alcançar êxito. Através dessa premiação, todos ganhamos. Ganhou a Secretaria de saúde, a mulher amazonense e as famílias. Esse prêmio é nada mais do que o reconhecimento dos nossos esforços e principalmente da enfermagem obstétrica, que conseguiu um espaço humanizado para poder desenvolver o seu trabalho da admissão a alta no parto natural”.

Disputa e avaliação – A unidade inicialmente concorreu com outras 329 propostas e, após um seminário realizado em Brasília, em março de 2020, que contou com a participação de 39 projetos, tornou-se finalista.

Na fase final, a maternidade recebeu in loco a visita da comissão de avaliadores do Laboratório de Inovação em Enfermagem, que também visitou outras 12 cidades localizadas em oito estados e no Distrito Federal para conhecer as 24 experiências finalistas. A diretora revelou que a visita da comissão foi positiva, já que os avaliadores puderam conhecer detalhes dos serviços ofertados pela maternidade.

“Eles ficaram muito impressionados. Quando conheceram o projeto como um todo, gostaram muito de todos os detalhes. Então nós estamos carregando tudo com muito orgulho e também como motivação para que continuemos, não só melhorando este serviço, como todos os serviços que estão vinculados à maternidade”.

Desde que foi implantado, em junho do ano passado, o CPNI realiza mensalmente entre 45 e 60 partos em média, uma meta elevada, que sofreu redução durante o período do pico da pandemia devido a suspensão do parto na água por parte do Ministério da saúde.

De acordo com a direção, a maternidade está retomando o serviço de parto na água, cumprindo todas as medidas de segurança conforme nota técnica emitida pelo Ministério da saúde e realizando os testes rápidos nas mulheres que desejam um parto humanizado nessa modalidade.

Reestruturação – O parto na água foi implantado em junho do ano passado na maternidade Balbina Mestrinho, após a reestruturação do CPNI. A reforma foi feita a partir de uma parceria entre a Secretaria de Estado de saúde (SES-AM) e o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).

A obra foi entregue pelo governador Wilson Lima e consistiu na ampliação do CPNI, de duas para quatro suítes. O espaço tem capacidade para 120 partos por mês. Com a reformulação, além do parto na água, a maternidade implantou também outras modalidades, como o parto de cócoras, parto na banqueta e parto na REDE.

Também foi implantado protocolo de atendimento humanizado para estrangeiras, indígenas, quilombolas e surdas. Além disso, os profissionais receberam capacitação para atendimentos em língua espanhola, Língua Brasileira de Sinais (Libras) e tradução do “Juramento do Pai”, durante o Corte do Cordão Umbilical, para o Espanhol e Tukano, que é a língua falada pelo maior número de parturientes indígenas atendidas na maternidade.

A diretora ressalta ainda que, para ampliar a oferta de partos no CPNI, são realizadas parcerias com a atenção básica, inclusive com a vinculação à Casa de saúde Indígena (Casai).

Iniciativa – O Laboratório de Inovação em Enfermagem tem como função mapear, sistematizar e divulgar experiências inovadoras produzidas pela Enfermagem (enfermeiros, técnicos e auxiliares) no âmbito do Sistema Único de saúde (SUS), na área da gestão de serviços, da atenção à saúde da população, da educação e formação profissional.

O ambulatório permite ter um panorama das estratégias adotadas pelos profissionais da enfermagem ao enfrentar os desafios do sistema de saúde, como a necessidade de ampliar o acesso dos cidadãos aos cuidados de saúde, de melhorar a capacidade resolutiva dos serviços e da qualidade do cuidado ofertado, além de reduzir custos e gastos em saúde.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Estado do Amazonas, Governador Wilson Lima, Governo do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Em Maraã, Idam apoia a pesca manejada do pirarucu com curso e assistência técnica

22/09/2025
Governo do Amazonas

Seminário reúne escolas de samba e poder público para preparar Carnaval 2026

22/09/2025
Governo do Amazonas

Festival Olhar do Norte 2025 consagra vencedores em noite de premiação

22/09/2025
Governo do Amazonas

SES-AM e Hemoam alinham estratégias para ampliar captação de doadores de sangue no estado

21/09/2025
Governo do Amazonas

Sine Amazonas divulga 230 vagas de emprego para esta segunda-feira

21/09/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima faz entregas para o setor primário e social em Urucurituba

21/09/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus