Por Sebastião OliveiraEquipe Ascom Ufam
As inscrições ocorrem até o dia 16 que reunirá petianos, ex-petianos, tutores e a comunidade externa. Os interessados devem fazer sua inscrição aqui. De acordo com a coordenação, mais informações deverão ser divulgadas nas redes sociais do PET, @petconexoesurbanas e @petindigena_ufam.
O InterPET Amazonas é um espaço destinado à discussão e planejamento de tópicos de interesse de todos os grupos PET do Amazonas. O encontro visa a integração entre os grupos PET do estado do Amazonas com objetivo de despertar a proximidade entre grupos com áreas de conhecimento complementares. Na programação, o evento contará com palestra, apresentação de atividade e uma assembleia geral.
Nesta 2ᵃ edição, o evento é organizado pelos PETs-Conexões Urbanas e Indígena, orientados pela professoras Amélia Regina e Artemis Soares, respectivamente. Neste segundo encontro anual, os PETs divulgarão os seus trabalhos, experiências e feitos durante o ano de 2020 somado a pandemia da Covid-19.
Para a orientadora, professora Artemis Soares, a integração dos grupos Pets permitirá com que possam se conhecer, assim como em termos de pesquisa, extensão e ensino. “É um momento em que os Pets da Matemática, Biologia, Indígena, Conexões Urbanas, dentre outros, terão a oportunidade de divulgar, de socializar seus trabalhos que foram realizados. Os trabalhos de pesquisa, principalmente, os que estão voltados para questão atual como a da Saúde, Covid-19, Amazônia, queimadas, e em geral, são trabalhos que buscam discutir essas temáticas. É interessante saber o que cada um está fazendo e até onde esta fazendo, e os resultados que estão sendo atingidos”, disse a docente.
De acordo com a orientadora, a contribuição que o evento resultará é o conhecimento entre os membros dos Pets, pois, acredita-se que durante o ano inteiro passam desenvolvendo suas atividades, no entanto, não se conhecem. “Esse tipo de encontro permite o entrosamento entre os petianos dos vários cursos que poderá resultar em novas parcerias, completou Artemis Soares.
O que é o Pet?
O Programa de Educação Tutorial (Pet) – foi criado em 1979 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que é constituído por grupos de alunos organizados a partir das formações em nível de Graduação que busca propiciar aos alunos condições para a realização de atividades extracurriculares, complementares a sua formação acadêmica, visando atender mais plenamente às necessidades do próprio Curso de Graduação e aprofundando o percurso de sua formação profissional. Sua estrutura é formada por grupos de estudantes, sob a orientação de um professor tutor, podendo ser um ou mais cursos por grupo, orientado pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão da Educação Tutorial. Seus objetivos são:
Desenvolver atividades acadêmicas em padrão de qualidade e excelência, visando a coletividade e interdisciplinaridade; Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação; Estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, cientifica, tecnológica e acadêmica; Formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior do país; Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional, pautada pela ética, pela cidadania e pela função social da educação superior.