A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) esclarece que não há confirmação de casos de reinfecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), causador da Covid-19, no Amazonas.
A FVS-AM esclarece, ainda, que todos os casos notificados estão sendo investigados dentro dos protocolos internacionais de saúde pré-estabelecidos pela Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial de Saúde (Opas/OMS).
De acordo com o protocolo, para que seja confirmado um caso de reinfecção de Covid-19, é necessário que seja realizado o sequenciamento genético (mapeamento genético) do vírus que ocasionou a primeira infecção e o sequenciamento do vírus da possível segunda infecção.
Somente após a comparação das duas sequências, e a confirmação de que se tratam de linhagens diferentes do mesmo vírus SARS-CoV-2, é que se pode afirmar que se trata de reinfecção.
A FVS-AM reafirma que não há caso de reinfecção por novo coronavírus no Amazonas, assim como não há ainda caso confirmado de reinfecção confirmado no país.