Com palestra virtual proferida pelo professor doutor João Costa, representante do Ministério da Educação de Portugal, a deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB) abriu a XIII Semana de Valorização do Educador, na tarde desta segunda-feira (19), com a presença dos secretários estadual (Seduc) e municipal de Educação (Semed), Luis Fabian e Kátia Helena, respectivamente. A programação do Seminário online ou Webinário, foi transmitida do Centro de Mídias da Seduc e acompanhada por professores da capital e dos municípios do interior do Amazonas.
Falando aos participantes do evento, a deputada Therezinha Ruiz deu boas-vindas aos palestrantes e saudou os professores, destacando a importância do compartilhamento de informações, de conhecimentos e experiências, que enriquecerão a prática pedagógica na escola pública. Este ano, em função da pandemia de Covid-19, as atividades acontecem de forma híbrida.
Em sua palestra, o doutor João Costa traçou um panorama da educação em Portugal, a partir dos anos 70, com a democratização do País. O ensino, segundo Costa, foi universalizado, num esforço coletivo que abriu as escolas a todas as crianças em idade escolar.
Ele destacou os avanços com investimentos na formação e valorização dos professores e nas condições trabalho. O ensino se tornou inclusivo, com menos evasão escolar, formando alunos com pensamento crítico e valores de cidadania e de direitos humanos. “Não concebo um currículo sem filosofia, sem artes, sem esporte, que são motivadores para a permanência na escola”, salientou.
Com as mudanças, o País ascendeu na educação, posicionando-se entre os melhores sistemas de ensino do mundo. Mesmo enfrentando crise na economia e com um certo grau de desigualdade social, Portugal vem se destacando no principal teste internacional de educação, o Pisa, aplicado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Formado na escola pública, João Costa reforçou ainda que os avanços são resultado da universalização do acesso ao ensino, do protagonismo dos alunos, que tem voz e liderança, o que lhes garante sucesso.
Educação infantil
A professora doutora Isabel Cristina Fernandes, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), propôs uma reflexão acerca das várias concepções do ensino infantil, citando como referência a poesia de Manoel de Barros, a pintura Cândido Portinari e os olhares instigantes das crianças, pela lente de Sebastião Salgado, para abordar “A Educação Infantil e seus Desafios na Pandemia”.
Especialista em literatura infanto-juvenil, Isabel Cristina ressaltou a primeira fase da infância e a educação básica, que tem como objetivo o desenvolvimento integral da criança nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
No atual cenário de pandemia, a educação infantil tem como desafios a busca por novas metodologias pedagógicas e estratégias de aprendizagem das crianças.
O Webinário prossegue nesta terça-feira (20), estendendo-se até o dia 23, sempre às 17h, com o apoio da Secretaria Estadual de Educação, que disponibilizou o Centro de Mídias para a transmissão das palestras pelo canal Youtube Seducnet e canal 2.5 Tv Encontro das Águas.
Gabinete da Deputada Therezinha Ruiz (PSDB)
Texto: Assessoria da Deputada
Gabinete (92) 3183-4541