Durante a Sessão Plenária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), desta terça-feira (6), os deputados realizaram votação de 41 itens, entre Projetos de Lei e vetos do governo. Em razão da extensa pauta, o presidente da Aleam, deputado Josué Neto (PRTB), iniciou a reunião informando que a pauta seria invertida, convocando os demais parlamentares para a Ordem do Dia. Porém, antes do início da deliberação dos projetos, o deputado Wilker Barreto (Podemos) realizou um Comunicado de Liderança.
Barreto informou que nos próximos dias irá formalizar denúncia à Delegacia Especializada em Combate à Corrupção no Amazonas (Deccor), inaugurada pelo Governo Estadual na última segunda-feira (5). “Quero que a delegacia especializada investigue o contrato firmado entre o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) com o Executivo Estadual, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Ses)”, declarou o deputado, explicando que a denúncia ocorre em razão dos indícios de irregularidades detectadas pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, encerrada no último dia 22 de setembro, de que o INDSH, na qualidade de Organização Social (OS) e responsável pela administração do Hospital Delphina Aziz, não cumpriu com o que determinava o contrato com o governo.
A CPI da Saúde investigou suposto esquema de superfaturamento na compra de ventiladores pulmonares pelo Executivo, bem como possíveis fraudes em serviços pagos à OS, mas não prestados na rede pública de saúde, além de condutas criminosas de agentes públicos. “A CPI da Saúde tem indícios de materialidade de desvios de recursos praticados com essa OS no Amazonas”, disse, concluindo que, diante de tais provas, é obrigação do Parlamento encaminhar aos órgãos competentes para averiguação e posterior punição dos envolvidos.
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Joyce Campos
Foto: Hudson Fonseca