Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Expoagro Digital: Seminário abordará oportunidades na bioeconomia
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
SEPLANCTI

Expoagro Digital: Seminário abordará oportunidades na bioeconomia

23/09/2020
Compartilhar

Seminário de Bioeconomia do Amazonas abordará exploração sustentável durante programação da 42ª Expoagro

Buscar meios de gerar riqueza com a exploração sustentável dos recursos da biodiversidade e interiorizar o desenvolvimento no estado do Amazonas. Esta será a ideia central do 1º Seminário de Bioeconomia do Amazonas, organizado pela Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), órgão vinculado à Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti).

O evento acontecerá em formato totalmente on-line nos dias 28, 29 e 30 de setembro de 2020, como parte da programação da 42ª Expoagro, e será transmitido pelo canal da Sedecti no Youtube @sedectiamazonas e, também, pela TV Encontro das Águas. Para mais informações, acesse: https://expoagro.am.gov.br/index.php/seminario-de-bioeconomia-do-amazonas/.

O objetivo dessa iniciativa, segundo a secretária executiva da Secti, Tatiana Schor, é de lançar um olhar estratégico sobre a bioeconomia e agregar valor às cadeias produtivas em todo o estado, considerando o conhecimento na natureza e os investimentos em CT&I, como os principais potenciais para o desenvolvimento dessa nova matriz econômica.

“Pensando na questão da Ciência, Tecnologia e Inovação, acreditamos que o bioma amazônico contém elementos essenciais para que possamos construir uma nova matriz de desenvolvimento econômico e a base dessa matriz tem seu lastro no conhecimento da natureza. Com isso, existe um potencial enorme de melhorar a vida da humanidade sem deixar ninguém para trás”, destaca a secretária.

Ainda na programação, também serão debatidos temas relacionados à bioeconomia circular, como é o caso das cadeias do pirarucu e da avicultura.

Para a secretária Tatiana Schor, o Seminário de Bioeconomia tem um papel muito importante porque apresenta um momento de mudança de escalas que vai além de gerar produtos somente para abastecer Manaus e o Amazonas.

“Não estamos mais falando de produzir piscicultura para abastecer Manaus. Estamos falando de uma outra pegada, em uma outra escala. O foco agora é poder melhorar a vida da humanidade produzindo alimento diferenciado e, com isso, melhorar outras áreas, como a saúde, a regulação do clima e o desenvolvimento sustentável da nossa região e do Brasil”, enfatiza.

Programação – A abertura do seminário acontece no dia 28 de setembro e contará com os pronunciamentos dos secretários de Estado: Jório Veiga (Sedecti), Petrúcio Magalhães (SEPROR), Eduardo Taveira (SEMA), além de representantes dos Ministérios da economia (ME); da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), do desenvolvimento regional (MDR) e da agricultura, pecuária e Abastecimento (Mapa).

O evento contará com cinco painéis que irão abordar os seguintes temas: Painel 1: Uma Bioeconomia para o Amazonas; Painel 2: Construindo Novas Relações na Bioeconomia Amazônica – O Manejo do Pirarucu e a avicultura no Amazonas; Painel 3: As Políticas de Precificação e Compras de Produtos da Sociobiodiversidade; Painel 4: Fortalecimento das Cadeias Produtivas da Bioeconomia Amazônica e Painel 5: empreendedorismo e a Cultura de Inovação na Bioeconomia Amazônica.

Bioeconomia – A bioeconomia é um tema que vem em uma crescente no Brasil e no resto do mundo. A proposta defende uma nova matriz econômica de forma sustentável, reunindo vários setores da economia tradicional.

Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o NOVO conceito é resultado de uma revolução de inovações fundamentadas nas ciências biológicas, que culminam no desenvolvimento de produtos, processos e serviços mais sustentáveis. O Brasil é um país mega diverso que abriga cerca de 20% de toda a biodiversidade do planeta.

Há institutos de pesquisa que também asseguram que a bioeconomia considera não apenas os avanços tecnológicos nos processos químicos, industriais e de engenharia genética; mas também, aqueles resultantes do conhecimento tradicional e do uso sustentável da biodiversidade na estruturação produtiva, agregação de valor, acesso aos mercados, geração de renda e melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Economia, Empreendedorismo, Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Manaus, SEPLANCTI
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

SEPLANCTI

Sedecti celebra Dia do Estagiário com programação voltada à integração e valorização

18/08/2025
SEPLANCTI

Sedecti e IBGE realizam primeira reunião presencial para atualização da malha territorial do Amazonas

18/08/2025
SEPLANCTI

Sedecti promove ginástica laboral voltada aos servidores da pasta

14/08/2025
SEPLANCTI

Governo do Amazonas promove diálogo participativo em Careiro para levantar demandas do Plano Estadual de Bioeconomia

14/08/2025
SEPLANCTI

Sedecti avança na implantação do Programa Dados Abertos em reunião com a Fapeam

13/08/2025
SEPLANCTI

Sedecti celebra o Dia dos Pais com homenagem e confraternização para servidores

08/08/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus