O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), está avançando com as obras de ampliação da Maternidade Balbina Mestrinho. Os serviços alcançaram 52% de conclusão no cronograma de execuções.
A ampliação da maternidade vai aumentar para 153, a capacidade de leitos das Unidades de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional (Ucinco), de Cuidados Intermediários Neonatal Canguru (Ucinca) e de Terapia Intensiva Neonatal, 19 a mais em relação ao quadro atual de capacidade, que é de 134.
Os novos espaços contam com vestiário, posto de enfermagem para dar suporte aos bebês internados e salas de: pediatria, vacina, reunião e de assistência ao recém-nascido.
O investimento, que conta com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), é de R$ 1,6 milhão e vai permitir a expansão da capacidade da maternidade de referência em gestação de alto risco no estado.
Na Ucinca, foram concluídos os serviços de estrutura metálica e cobertura. Ainda esta semana, a Seinfra iniciará os serviços nos pisos internos.
Já na Ucinco, está em execução o serviço de instalação do sistema de gases medicinais e foi iniciada a pintura das paredes internas. Além disso, foram concluídos os serviços do sistema elétrico, pontos hidráulicos e esgoto, implantação das novas portas e, em breve, acontecerá o implemento de luminárias e louças dos banheiros.
Após a conclusão das obras na Ucinca e Ucinco, a Seinfra iniciará a reforma na Terapia Intensiva Neonatal.