O presidente da Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Sinésio Campos (PT) voltou a denunciar a contaminação da água do município de Parintins na manhã desta terça- feira (8), durante Sessão Híbrida da Aleam.
O parlamentar esteve segunda-feira (7), no município de Parintins (distante 369 km em linha reta da Capital) e novamente recebeu denúncias da população relatando que o descaso da contaminação da água não teve melhoras. Em abril de 2019, Sinésio Campos denunciou a contaminação de 7 poços tubulares em Parintins, a segunda cidade mais popular do Estado, com 115. 363 habitantes e mais de 90% da população consome água sem tratamento.
Campos solicitou, através da Comissão que preside, um laudo de medição para potabilidade à Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), e foi constado no período que, de 29 poços existentes no município, 7 estavam contaminados. O problema afetava aproximadamente 10 mil pessoas que estavam consumindo água fora dos padrões exigidos, o que pode ter aumentado no período vigente.
Audiência Pública
No dia 03/06/2019 o deputado realizou uma Audiência Pública no município exigindo posicionamento dos governantes e cobrando providências para assegurar a melhoria da água servida à população, junto ao Conselho Municipal da Cidade de Parintins.
O evento aconteceu na sede da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) de Parintins, contou com a participação do vice-prefeito de Parintins, Tony Medeiros, e órgãos responsáveis como, Sema, Ipaam, Seinfra, Cosama, Arsam, Profágua, CPRM, Ministério Público Estadual, além de acadêmicos da UEA/Parintins.
Ao final da Audiência foi encaminhado que a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais -CPRM, faria uma avaliação técnica do Sistema de Abastecimento de água do município, na qual novamente durante os laudos foi reafirmado que a água é contaminada.
“Realizamos Audiência Pública, diversas reuniões técnicas, mas a população do município continua a reivindicar que bebe água contaminada. Sabemos que a cada final do mês de junho, a cidade recebe de 80 a 100 mil turistas para o Festival Folclórico, ou seja, é uma vergonha o município passar por esse descaso que afeta principalmente a saúde de quem mora em Parintins”, disparou Sinésio Campos.
Gabinete do Deputado Sinésio Campos (PT)
Texto: Assessoria do Deputado
Gabinete (92) 3183-4431
Jéssica Trajano (92) 99224-6013
Bergue Nogueira (92) 99156-7285
[email protected]