O isolamento social devido a pandemia, elevou os números de casos de violência doméstica. Dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, revelam que em abril deste ano, pouco mais de um mês após o início da proliferação de Covid-19 no país, as denúncias de violência contra a mulher, recebidas pelo canal 180, deram um salto. O crescimento foi de quase 40% em relação ao mesmo período de 2019.
Apreensivo com o aumento substancial desses índices, o deputado estadual Felipe Souza (Patriota), deu entrada em um requerimento na última terça-feira (01), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), indicando a implantação de atendimento humanizado e imediato, com triagem, escuta e acolhida, feita por psicólogo (a), antes dos procedimentos processuais policiais nas delegacias, às mulheres denunciantes.
“Esse requerimento é importante porque, na grande maioria das vezes, a vítima se encontra tão fragilizada emocional e fisicamente, que é até difícil chegar numa delegacia pra denunciar seu agressor. E quando ela finalmente consegue fazer isso, normalmente não recebe o devido atendimento que merece, que ao invés de acolher e apoiar, expõe. Por isso é necessário investir nesse atendimento humanizado, numa escuta qualificada e em um ambiente cordial, essas mudanças no aparelho público vão, com certeza, dar mais coragem às mulheres de denunciar as violências sofridas”, declarou o parlamentar.
Gabinete do Deputado Felipe Souza (Patriota)
Texto e Foto: Assessoria do Deputado