A deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB) reafirmou na manhã desta quarta-feira (26) que, em caso de aumento na incidência de Covid-19 no Amazonas, não hesitará em pedir à Secretaria Estadual de Educação (Seduc), a suspensão das aulas presenciais. Como presidente da Comissão de Educação da Aleam, a deputada encaminhará às autoridades as recomendações apresentadas pelas entidades sindicais, durante Audiência Pública virtual realizada na tarde de terça-feira (25), que tratou do retorno às atividades nas escolas estaduais.
Os dados epidemiológicos apresentados na Audiência, pela presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Rosemary Costa Pinto, apontam a desaceleração da Covid-19 desde a primeira quinzena de junho. Segundo Rosemary, o monitoramento realizado pelo órgão também indica queda no número de óbitos no Estado. Ela afirmou ainda, que não há transmissão ativa do vírus nas escolas.
Entretanto, a Asprom Sindical representada pelo professor Lambert Melo pontuou falhas que estariam ocorrendo na execução dos protocolos de segurança das escolas, que voltaram ás aulas do ensino médio no dia 10 de agosto.
Dentre os problemas levantados, a Asprom enumerou a falta de circulação de ar natural dentro das salas de aula; falta de manutenção nos aparelhos de ar condicionado, que podem produzir uma ventilação viciada, propícia à propagação do coronavirus; a falta de álcool em gel; o descuido com os tapetes sanitizantes e a testagem da Covid-19, realizada duas semanas depois do reinício das aulas.
O risco de contaminação dentro do transporte coletivo utilizado por alunos e professores para se dirigir às escolas, foi outro ponto levantado pelo professor Lambert, ao denunciar o não cumprimento de qualquer medida de segurança nos ônibus, que segundo ele, circulam lotados. Por isso, a entidade defende a suspensão das aulas presenciais.
Representando a Associação de Servidores Públicos Administrativos da Educação, Cleia Branches, reivindicou a chamada dos administrativos aprovados em concurso público da Seduc, apontando deficiência no número de servidores como merendeiras e pessoal de apoio, que está dificultando o trabalho na rotina das escolas. Ela defendeu também a descentralização do ponto de testagem da Covid-19.
“A Comissão de Educação enviará às autoridades estaduais e municipais, todas as observações e reclamações apresentadas pelas entidades sindicais durante a Audiência Pública”, reforçou a deputada Therezinha Ruiz.
Gabinete da Deputada Therezinha Ruiz (PSDB)
Texto e Foto: Assessoria da Deputada
Gabinete (92) 3183-4541