A renovação da parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde (Susam) e o Hospital Beneficente Portuguesa, que garante a continuidade da prestação de serviço através do SUS, foi apontada pela deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB), como uma atitude sensata e essencial para a manutenção do hospital centenário de Manaus, que reforçará o atendimento à população amazonense.
“Esta é uma luta que vínhamos travando, para que o Governo olhasse com mais atenção à Beneficente Portuguesa, por se tratar de uma instituição filantrópica que conquistou credibilidade, em décadas de atendimento à população amazonense e, enfim, a Susam deu um passo à frente, renovando a parceria”, destacou Therezinha Ruiz.
De acordo com a Susam, o processo para o novo credenciamento do hospital junto ao SUS deve durar 30 dias. A Beneficente Portuguesa atenderá a população nas várias especialidades médicas, destacando-se na área de nefrologia com serviço de hemodiálise para os pacientes renais crônicos.
Em várias visitas ao Hospital, a deputada Therezinha Ruiz conversou com os diretores da instituição, conhecendo as dependências e a estrutura de atendimento. O Hospital, segundo ela, está bem equipado e conta com um quadro de profissionais capacitados para oferece um serviço de qualidade, que ajudará a desafogar o atendimento na rede de saúde do Estado.
No contrato anunciado nesta terça-feira (24), a Susam estabelece que o Hospital deverá oferecer 50 leitos de internação e tratamento clínico para adultos. Os leitos são utilizados por pacientes atendidos inicialmente nos hospitais e prontos-socorros 28 de Agosto, João Lúcio e Platão Araújo.
Os pacientes dos prontos-socorros da capital, serão transferidos para o Hospital Beneficente Portuguesa, por meio do sistema de regulação de leitos, obedecendo a um protocolo pré-estabelecido entre a unidade de saúde e a Susam.
Gabinete da Deputada Therezinha Ruiz (PSDB)
Texto: Assessoria da Deputada
Gabinete (92) 3183-4541