Servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) já podem participar da avaliação da 1ª temporada do Programa Papo Reto, por meio do link https://forms.gle/QBkSoZWKJxM5Uvvs5, até a próxima segunda-feira, 17/08. A temporada contou com a participação de 34 servidores, sendo duas escolas de duas Divisões Distritais Zonais (DDZs) diferentes, entre diretores, pedagogos e professores, além de pais e alunos, com total de 17 episódios.
O programa é uma ação da Semed, por meio da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), com a coordenação do Programa de Tutoria Educacional, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (Seduc), e faz parte do projeto Aula em Casa. Os episódios da 1ª temporada, exibidos no período de 14/04 à 11/08, estão disponíveis no link: https://bit.ly/3fY7GxE
A seleção dos participantes aconteceu por indicação de profissionais com práticas inovadoras, criativas e com impacto na aprendizagem dos estudantes, assim como estudantes e adultos de referência (responsáveis) e engajados nas ações da escola e comunicativos. Os programas foram exibidos todas as terças-feiras, às 10h10 e às 16h10, no canal 2.5 ou no 32.5 da TV aberta, no YouTube e no aplicativo Mano. A 2ª temporada do Papo Reto vai iniciar no dia 18 de agosto, com 16 episódios.
A coordenadora do programa Papo Reto, Adriana Maria Barbosa Guimas, do Programa de Tutoria Educacional, falou sobre a importância da avaliação dos servidores sobre o trabalho realizado com os episódios temáticos nesse momento de isolamento social.
“Com a avaliação vai ser possível fazer uma escuta dos telespectadores, pensar em novas temáticas, avaliar o programa, o grau de satisfação do que está sendo proposto. Com isso, junto com toda equipe do programa a gente vai poder aprimorar cada vez mais os próximos episódios, por isso, a gente conta com a participação de todos”, comentou.
Participação
O professor de ciências, Jefferson Rodrigues de Souza, da Escola Municipal Professora Francisca Pergentina da Silva, bairro Zumbi, zona Leste, que participou do primeiro episódio do programa com tema “Educação remota”, disse que a proposta é muito boa para todos os participantes.
“Achei a ideia do programa essencial. O papo reto proporcionou a oportunidade de aprender com pessoas que estavam fazendo um bom trabalho, mesmo em isolamento social, sem ninguém saber. Eu me senti honrado em participar do primeiro episódio, podendo naquele momento contribuir com o trabalho que eu estava fazendo. Com isso, outros colegas entraram em contato pedindo ajuda e me ajudando também, pois com as discussões fui aprendendo ferramentas novas de ensino”, comentou.
Com o tema “Como ensinar e aprender em tempos de quarentena”, o professor de matemática, Marcleido Firmino da Silva, da Escola Municipal Professor Raimundo Almeida Lúcio, bairro Colônia Terra Nova, zona Norte, considerou muito proveitoso a proposta oferecida pela Semed.
“Tive a oportunidade de expor as metodologias e atividades que estavam sendo desenvolvidas no ensino da matemática. Foi bastante importante, pois foi possível demonstrar que a matemática pode ser ensinada de forma atrativa e tecnológica. Sendo assim, considero de extrema importância esse espaço que foi aberto no programa, pois possibilitou a troca de experiências entre os participantes e serviu como multiplicador de ideias para todos os colegas”, concluiu.
Sobre o papo reto
O programa visa fortalecer o diálogo entre os diversos atores do processo educativo: professores, adultos de referência/familiares, estudantes e formadores para troca de experiências e conhecimento técnico e científico, importantes para a promoção de ambientes de aprendizagens no contexto de isolamentos social, com linguagem acessível e com foco no desenvolvimento de crianças e estudantes.
Os 17 episódios contaram com temáticas relacionadas as tecnologias, educação socioemocional, práticas de ensino na educação infantil e ensino fundamental, voltadas para o contexto de pandemia, arte, cultura entre outros temas.
Texto: Paulo Rogério
Fotos: DDPM
Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação