O crescimento da produção industrial no Amazonas foi um dos temas de discussão do deputado Adjuto Afonso (PDT) nesta quarta-feira (12), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e posicionam o Amazonas como o primeiro a se recuperar economicamente após o período total de isolamento por conta da pandemia da Covid-19.
“Isso é muito promissor e nos deixa mais tranquilos, tendo em vista que, segundo o IBGE, o Amazonas teve uma alta de 65% do crescimento industrial. O Estado que ficou mais próximo do Amazonas foi o Ceará com 39%, então isso é alentador, e nos deixa muito otimistas, de que com toda essa pandemia a indústria está crescendo, e se cresce gera emprego e renda para o nosso estado”, ressalta o deputado.
De acordo com o IBGE, no mês de junho, a produção industrial cresceu em 14 dos 15 estados avaliados. “Em junho, Amazonas (65,7%) e Ceará (39,2%) assinalaram as maiores altas na comparação com maio, com ambos marcando a segunda taxa positiva consecutiva e acumulando ganhos de 95,1% e 42,5% nesse período, respectivamente”, aponta notícia veiculada pelo IBGE.
Revela, ainda, que: “O estado da região Norte teve a segunda maior influência da taxa de junho e eliminou a perda acumulada durante os meses de medidas restritivas mais severas, quando apresentou -55,1%”, revela a pesquisa.
Gabinete do Deputado Adjuto Afonso (PDT)
Texto: Assessoria do Deputado
Nívia Rodrigues (92) 99983-6147 / 3183-4579
Foto: Ney Xavier