A inauguração da agroindústria de castanha-do-Brasil “Abufari – Produtos Amazônicos”, no município de Tapauá (a 449 km de Manaus), Calha do Purus, foi destaque nesta terça-feira (11), no pronunciamento do deputado Adjuto Afonso (PDT). O parlamentar, que nasceu naquela região, acompanhou o governador Wilson Lima (PSC) durante a inauguração da fábrica, no último final de semana, e falou do valor que será agregado ao produto a partir desse beneficiamento.
“A nossa castanha sai hoje do Amazonas para outros estados sem nenhum tipo de beneficiamento. Agora, toda essa castanha da região de Tapauá, Canutama e Abufarí, será beneficiada e vendida gerando muito mais renda para o povo da região. O governo liberou, através da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), em torno de R$ 200 mil para os produtores de castanha investirem, e com certeza terão resultados muito mais lucrativos a partir de agora”, disse o deputado.
Outros fatores positivos que o parlamentar ressaltou é que a fábrica Abufari – Produtos Amazônicos vai gerar 350 empregos no município, e que há cerca de 1.200 coletadores naquela região.
Gabinete do Deputado Adjuto Afonso (PDT)
Texto: Assessoria do Deputado
Nívia Rodrigues (92) 99983-6147 / 3183-4579
Foto: Ney Xavier