O vereador Wallace Oliveira (Pros) voltou a cobrar, durante pronunciamento na sessão plenária desta terça-feira (11), ação da empresa Amazonas Energia em relação aos malefícios ocasionados pela usina termelétrica Mauá 3, localizada no Jardim Mauá, bairro Mauazinho, Zona Sul. O parlamentar encaminhou requerimento à Eletrobras Amazonas Energia há mais de um mês, solicitando esclarecimentos, medidas de segurança e providências sobre a poluição sonora e ambiental, tremores de terra, cheiro de gás, entre outros danos, que causam transtornos diários aos moradores do local, porém até o momento não obteve resposta da concessionária.
“Nesta manhã, quero fazer menção ao Requerimento n° 852/2020 que enviamos à Eletrobras Amazonas Energia requerendo esclarecimentos e informações acerca das medidas de segurança e as providências a serem tomadas contra esses transtornos diários causados à comunidade Jardim Mauá, por conta do funcionamento da Usina Termelétrica Mauá 3”, afirmou o vereador ao ler o Requerimento.
Ainda, durante pronunciamento, Wallace Oliveira chamou a atenção dos representantes da concessionária afim de que uma resposta seja dada com urgência.
“Nós fizemos o encaminhamento desse requerimento há mais de um mês, e até agora a diretoria da Amazonas Energia não se dignou a dar uma resposta para esta Casa. Então, quero usar meu tempo regimental para solicitar do senhor Tarcísio (diretor presidente) e do senhor Xerex (diretor técnico e de operação da capital) alguma informação do caso, para que possamos levar para aquela população, que hoje está sofrendo de diversas formas”, continuou o vereador.
O parlamentar relembrou os problemas causados pelas atividades da usina termoelétrica dirigida pela Amazonas Energia.
“As casas estão tendo comprometimentos estruturais pelos tremores de terra gerados pelo funcionamento da turbina. Existem também os danos seríssimos à audição de moradores e que estão sendo afastadas de seus trabalhos por conta do barulho ensurdecedor produzido por aquele complexo. A comunidade já não aguenta mais o que vem sofrendo, de uma forma abrupta e criminosa”, expressou.
Wallace Oliveira indagou novamente se a concessionária realizou algum estudo de impactos ambientais antes de estabelecer a usina termoelétrica na localidade.
“Eu gostaria de saber se a Amazonas Energia, ao colocar aquela usina naquele local, fez algum trabalho de impactos ambientais do que ia se estabelecer para a comunidade. E nós estamos cobrando essas informações da empresa, entretanto o staff dessa empresa, até agora, não entrega nenhuma resposta a esta Casa Legislativa, que representa a sociedade manauara na intermediação com o poder público e empresas privadas prestadoras de serviços públicos”, questionou o parlamentar.
Wallace Oliveira também reivindicou uma resposta da Amazonas Energia, para Câmara Municipal ao requerimento enviado, para dar uma resposta aos moradores do Jardim Mauá. “Quero aqui reiterar minha cobrança de resposta da Amazonas Energia a esse requerimento solicitando essas informações”, completou.
Não ao aborto
Como presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Vida e Valores Cristãos (Fepacri), o vereador Wallace Oliveira apoiou os discursos dos parlamentares que falaram contra a tentativa de legalização do aborto no Brasil.
“Quero somar a nossa voz como presidente da Fepacri aos discursos os vereadores Fred Mota e Amauri Colares (ambos do Republicanos) no sentido de
repudiar, veementemente, qualquer tentativa de busca da legalização do processo de aborto em nosso país. Para contribuir, o aborto é crime, passível de punições para quem o pratica e para quem o autoriza. A nossa grande luta é para evitar manobras no Senado Nacional, que buscam trazer uma pré-legalização desse ato criminoso, pois a vida é dada por Deus e somente Ele pode retirar”, afirmou.
Transporte público
Ao final, Wallace Oliveira pediu um relatório do presidente da Comissão de Transporte, Mobilidade Urbana e Acessibilidade (Comtmua/CMM), vereador Rosivaldo Cordovil (Pode), sobre visita técnica à fábrica da empresa Marcopolo, em Xerém, no município Duque de Caxias, Rio de Janeiro.
“Quero aproveitar para pedir o relatório da visita realizada pelo vereador Rosivaldo Cordovil, presidente da Comissão de Transporte desta Casa, juntamente com comitiva, para acompanhamento da montagem dos coletivos que serão colocados no processo de circulação na cidade de Manaus, pois essa demanda não é específica de alguns vereadores, mas ela é da Câmara Municipal de Manaus e da cidade, todos nós queremos saber”, encerrou.
#wallaceoliveira #amazonasenergia #aborto #transportepublico #termoeletrica
Texto: Thiago Motta – Assessoria do vereador Wallace Oliveira
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM
O post Wallace Oliveira cobra ação da Amazonas Energia sobre poluição sonora no Mauazinho apareceu primeiro em CMM – Câmara Municipal de Manaus.