No dia 14 de agosto encerra o 1º Curso Livre de Arqueologia Amazônica, promovido pelo Museu Amazônico, órgão suplementar da Ufam, com a participação de convidados de diversas universidades do Brasil, exterior e arqueólogos indígenas.
Com o objetivo de divulgar temas que são chave para a arqueologia amazônica, o curso contou com uma linguagem acessível e de curta duração, servindo de material de apoio para estudantes e professores neste momento crítico da suspensão das aulas por causa da pandemia. Tendo mais de 6 mil alunos inscritos, foi um marco para a arqueologia brasileira, demonstrando o grande interesse da temática pelo público.
O curso ficou disponível por 2 meses, entre junho e agosto, com 17 módulos, contendo, além das aulas, materiais de apoio e uma avaliação. Duas rodadas de lives com os professores para responder perguntas foram organizadas, também com bastante participação dos alunos.
Para celebrar o sucesso do curso, será realizada uma Live especial, com o professor Eduardo Neves, do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, e a professora Márcia Bezerra, da Universidade Federal do Pará, dois dos maiores especialistas em arqueologia amazônica se juntam para debater o papel do passado amazônico no futuro do Brasil.
Acompanhem as lives gratuitas, sempre às 19h (hora Brasília):
11/08 – Mauricio da Silva, Gabriela Carneiro, Anne Py-Daniel, Cooni Wai Wai
https://www.youtube.com/watch?v=IoK4JCvF5Hg
12/08 – Daiana Travassos, Laura Furquim, Bruno Maximo, Marta Cavallini
https://www.youtube.com/watch?v=BFEvVtCBvtk
13/08 – Myrtle Shock, Caroline Caromano, Guilherme Mongelo, Jaime Wai Wai
https://www.youtube.com/watch?v=c06GIdzRCp0
14/08 – Eduardo Neves e Marcia Bezerra (UFPA, convidada especial)
https://www.youtube.com/watch?v=C3Z4Ia-G7tM