As obras de reforma e ampliação das instalações prediais destinadas à prática de equoterapia do Regimento de Policiamento Montado da Polícia Militar do Amazonas, localizadas na avenida Tiradentes, esquina com a rua Manoel de Nóbrega, no conjunto Dom Pedro I, zona centro-oeste de Manaus, estão 80% concluída.
Com investimento de R$ 1.119.696,31, a obra, de responsabilidade da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), contempla a reforma e ampliação de quatro edificações, sendo um galpão principal que será usado como picadeiro, o prédio da administração, o galpão usado como depósito e um galpão menor destinado à esterqueira. O percentual de avanço é 80% concluído e a previsão de entrega, de acordo com o setor de fiscalização da Seinfra, é para novembro deste ano.
O galpão principal contará com arquibancada para os pais, responsáveis das crianças e demais participantes da terapia, e ainda área coberta com material apropriado para a equitação, aumentando a capacidade de recebimento de novos participantes desta técnica de terapia.
Tratamento – O serviço de equoterapia envolve equinos devidamente adestrados e instrutores, que possuem uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação.
O método busca estimular o desenvolvimento biopsicossocial de crianças, jovens e adultos com necessidades especiais, dentre elas a paralisia cerebral, o autismo, a hiperatividade, a deficiência auditiva, e as síndromes de Down, de Asperger e de West, entre outras.
Para ser inserido no programa, inicialmente o interessado deve ter a indicação médica por escrito. Com este documento em mãos, entrará em contato com o Núcleo de Equoterapia, levando também os documentos pessoais e do responsável, conforme orientações do Major Paulo Dionísio Muniz, Comandante do Regimento de Polícia Montada, da Polícia Militar do Amazonas (RPMon).
“Na próxima fase, após conferida a documentação, o responsável pela criança será orientado a promover realização de todos os exames necessários. Se houver vaga disponível, a inclusão será imediata. Caso não tenha disponibilidade, o candidato será incluído na lista de espera e será feito o contato posterior, assim que surgir vaga”, explicou.
FOTOS: Divulgação/Seinfra
Mais informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra): Greiciane Fernandes (98110-8996) e Eduardo Silva (98130-3990).