Abraçando a campanha Agosto Lilás, de enfrentamento á violência contra a mulher, a deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB) participou na manhã desta quinta-feira (6), de um evento promovido pela Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM), do bairro Parque Dez, Zona Centro-Sul de Manaus, em alusão aos 14 anos da Lei Maria da Penha, instituída no dia 7 de agosto de 2006.
Ao lado da delegada titular Acácia Pacheco, a deputada Therezinha Ruiz falou do avanço na luta das mulheres contra a violência, desde a criação da Lei Maria da Penha, o mais importante instrumento jurídico do País, no combate ás agressões domésticas, que garante proteção às vítimas e contribui para uma mudança de atitude, encorajando as denúncias e a consequente punição dos agressores.
Vice-presidente da Comissão da Mulher, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Therezinha Ruiz atua em conjunto com a presidente da Comissão Alessandra Campelo (MDB), também presente ao evento, e aproveitou para divulgar a Cartilha de Apoio à Mulher, que traz informações sobre a rede de apoio às mulheres, além de leis e orientações às vítimas de violência doméstica e contra o feminicídio.
Durante o evento foi divulgada a campanha “Você não está sozinha” idealizada pelas delegadas da Polícia Civil, que atuam no combate aos crimes contra a mulher. Atualmente Manaus conta com três Delegacias da Mulher, localizadas nas zonas Centro-Sul, Sul e Norte/Leste, coordenadas, respectivamente, pelas titulares Acácia Pacheco, Ivone Azevedo e Wagna Costa.
A delegada-geral da Polícia Civil no Amazonas, Emília Ferraz, primeira mulher a comandar a Corporação no Estado, e a delegada licenciada Débora Mafra, também participaram do encontro, que contou ainda com a presença da tenente Adriana Oliveira, comandante da Unidade Operacional Ronda Maria da Penha, da Polícia Militar.
Violência
No primeiro semestre deste ano em Manaus, a Lei Maria da Penha teve registrados 3.655 Inquéritos Policiais. As Delegacias Especializadas em Crimes contra a Mulher (DECCMs) efetuaram também, nesse mesmo período, 253 prisões em flagrante e em cumprimento a mandados. Entre os crimes mais registrados estão injúria, ameaça e lesão corporal.
Denúncias
Para formalizar uma denúncia, a vítima deve ligar para o número 180, a Central de Atendimento à Mulher, que ouve e acolhe as vítimas de violência. O serviço registra e encaminha as denúncias aos órgãos pertinentes. O disque-denúncia 181 da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), também recebe denúncias.
Gabinete da Deputada Therezinha Ruiz (PSDB)
Texto: Assessoria da Deputada
Gabinete (92) 3183-4541