A Sessão Plenária desta quarta-feira (5) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que acontece de forma híbrida (remota e presencial), trouxe diversos temas ao debate entre os deputados. Repúdio às declarações do apresentador de TV Luciano Huck sobre a Zona Franca, inauguração da Base Arpão e a volta às aulas foram alguns dos tópicos debatidos.
O deputado Adjuto Afonso (PDT) disse que Luciano Huck não conhece a Zona Franca, por isso deu uma declaração equivocada. “Temos um Polo Industrial sólido. Se não fosse uma indústria séria, a Federação das Indústrias do Amazonas não estaria completando 60 anos esta semana”, disse. Adjuto complementou que durante a pandemia, cerca de 700 empresas foram constituídas no estado somente no mês de julho. “Parabenizo a Junta Comercial do Amazonas por essa agilidade na abertura de empresas, com todo o processo de forma digital”, afirmou.
Serafim Corrêa (PSB) demonstrou solidariedade e pesar ao povo do Líbano e à comunidade libanesa residente em Manaus em decorrência da explosão ocorrida na terça-feira (4). O parlamentar também falou sobre o que considera uma intromissão do apresentador Luciano Huck em assuntos que ele desconhece. “Ele não entende absolutamente nada de Zona Franca, sobre meio ambiente e agora vem querer dar aula pra gente?”, questionou.
Álvaro Campelo (Progressistas) criticou mais uma vez a prefeitura de Itacoatiara. O parlamentar se disse perplexo com as denúncias divulgadas, de que a prefeitura vai gastar R$ 1,2 milhão para trocar a mobília dos gabinetes do prefeito, vice-prefeito e secretários, sendo que o município sequer tem testes para detecção do novo coronavírus. “Quero deixar meu repúdio à prefeitura que privilegia a estrutura física dos gabinetes em detrimento da saúde dos seus cidadãos. Um verdadeiro descaso com a população”, declarou.
A deputada Therezinha Ruiz (PSDB) relatou sua visita a algumas escolas estaduais para verificar os preparativos para a volta às aulas. “Na primeira escola que visitamos, todos os protocolos estavam sendo cumpridos. Segundo informações da Secretaria de Educação, 82% das escolas estão prontas”, informou.
Dra. Mayara Pinheiro falou sobre o Agosto Lilás, campanha de combate à violência contra a mulher. A parlamentar informou que foi convidada pela Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e do Distrito Federal (FENALE) para uma grande ação em alusão ao Agosto Lilás com a participação das legisladoras do Brasil.
Alessandra Campêlo (MDB) relatou a visita que fez a uma escola estadual juntamente com a Comissão de Educação da Aleam e se disse surpreendida positivamente com as medidas de precaução adotadas. A parlamentar também falou sobre um requerimento que apresentou à Mesa Diretora solicitando ao governo do Estado para voltar a distribuir o kit enxoval para as futuras mães que estão em condições de vulnerabilidade social e que as mulheres recebam uma bolsa auxílio assim que saírem da maternidade. “Mais que isso, que essa mãe saia da maternidade com um cartão, um cheque cesta básica, kit enxoval para o bebê”, defendeu.
A líder do governo na Aleam, deputada Joana Darc (PL), anunciou sua gravidez em plenário e recebeu as parabenizações dos deputados e deputadas presentes. Ainda em seu discurso, ela se disse muito feliz pela nova condição e que agora terá conhecimento de causa para ajudar na luta das mães. A parlamentar destacou a inauguração da Base Arpão pelo governo do Estado e se disse muito feliz porque agora o combate ao narcotráfico e crimes ambientais serão intensificados. “A Base Arpão vai colaborar nesse sentido. É uma estrutura completa que tem dormitórios, cantina e até canil para os cães farejadores”, enunciou.
Lei do Gás
O presidente da Aleam, Josué Neto (PRTB) destacou a passagem do Dia Nacional da Saúde, comemorado todo 5 de agosto e fez um apanhado geral sobre o que falou a respeito da nova Lei do Gás, que está sendo votada essa semana na Câmara Federal em regime de urgência. Josué exibiu um vídeo do governador Wilson Lima de fevereiro de 2019 afirmando que iria abrir o mercado de gás. “Mais uma vez, quero deixar muito claro, que a importância desse tema não é uma bandeira de apenas uma pessoa, muito pelo contrário, esse tema era de conhecimento do então candidato Wilson Lima, mas até agora, 21 meses depois, a Lei do Gás ainda não chegou nesta Casa”, esclareceu.
Em aparte, o deputado Serafim Corrêa manifestou seu apoio ao pronunciamento de Josué. Segundo ele, haverá a aprovação da nova regra nacional e começará uma briga entre os estados para receber as empresas exploradoras do gás e o Amazonas está atrasado em relação a uma legislação específica. “Faço um apelo para o governador: vamos superar o momento e mande esse Projeto de Lei”, disse.
Diretoria de Comunicação
Texto: Alessandro Cavalcanti
Fotos: Elisa Garcia Maia