“Neste momento, não vale somente jogar pedras. Precisamos de segurança e de união para voltar às aulas e completar o calendário escolar, evitando prejuízos aos alunos”. A declaração foi feita nesta quarta-feira (5) pela deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB), ao destacar que na fiscalização às unidades de ensino, constatou o cumprimento das medidas de prevenção à Covid-19, propostas pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc), nos serviços de adaptação que visam proteger a saúde da comunidade escolar no retorno às salas de aula.
De acordo com Therezinha Ruiz, 82% das escolas estaduais da capital, estão prontas para receber os alunos do ensino médio, no próximo dia 10 de agosto. E para isso, segundo ela, deve haver um sentimento coletivo de união entre pais, estudantes, professores e pedagogos, para recuperar calendário, enfatizando que a perda de um ano representa um grande atraso na vida escolar dos alunos.
Com a retomada das atividades presenciais e a manutenção das aulas com transmissão de conteúdo online, a deputada avalia que serão contabilizadas as horas necessárias para completar o calendário escolar, sem a necessidade de aulas aos sábados. E o ano letivo deverá encerrar antes das festividades de final de ano.
Therezinha Ruiz ressalva, no entanto, que o retorno deve ocorrer de forma responsável, com segurança e monitoramento, a fim de resguardar a saúde dos alunos, professores e demais servidores, durante as atividades presenciais.
Em caso de riscos de contaminação pelo Coronavirus, Therezinha Ruiz afirma que será a primeira a pedir a suspensão das atividades e que a Seduc terá que recuar e reavaliar as estratégias de retomada das aulas presenciais.
Mas na avaliação da deputada, no atual momento em que os órgãos de saúde apontam a redução dos casos de Covid-19 em Manaus, permitindo que vários setores retomem as suas atividades, inclusive o ensino privado, a educação da rede estadual também será reativada de forma planejada, cumprindo os protocolos de segurança.
“A Seduc está dando um passo grandioso na adoção das medidas de higienização, de desinfecção, na instalação de pias, de bebedouros, de dispensers de álcool em gel, na distribuição de máscaras, de EPIs, afixação de cartazes informativos e diminuição das carteiras nas salas de aula”, relatou Therezinha Ruiz, conforme constatou na fiscalização às Escolas Frei Mario Monacelli e Roderick Castelo Branco, realizada nessa terça-feira (4).
Na visita às escolas, Therezinha disse que observou a motivação dos gestores e de servidores com o reinício das aulas presenciais pela garantia das condições de segurança.
Gabinete da Deputada Therezinha Ruiz (PSDB)
Texto: Assessoria da Deputada
Gabinete (92) 3183-4541